Ministra da Saúde reitera compromisso e importância dedicada ao setor (Divulgação/Santa Casa)
A Santa Casa de Belo Horizonte, hospital filantrópico no bairro Santa Efigênia, na região Leste de BH, registra, neste domingo (21), 100% de ocupação nos 136 leitos de terapia intensiva, 198 unidades de enfermaria e 21 vagas pediátricas da instituição, todos destinados a atendimento de casos confirmados ou suspeitos de Covid-19.
De acordo com o mais recente boletim epidemiológico da Prefeitura de BH, divulgado nessa sexta-feira (19), a ocupação de leitos de UTI Covid da rede suplementar como um todo, composta por 353 vagas exclusivas para atendimento à doença em centros médicos particulares e públicos, chegou a 114,4%. O relatório não é atualizado nos fins de semana.
Diante da situação complicada, a PBH anunciou, ainda na sexta-feira, a abertura de mais 29 leitos públicos de UTI, o que fez a oferta de leitos da rede pública subir para 440 unidades, com taxa de ocupação de 89,8%. No Estado, também houve ampliação na sexta-feira. A taxa de uso nesse dia chegou a 86,14%.
Conforme o boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) desse sábado (20), Minas já registrou 1.023.969 casos confirmados de Covid-19, com 21.764 vidas perdidas. Em 24 horas, foram 224 mortes.
Santa Casa
Fundada em 1899, dois anos após a inauguração de Belo Horizonte, a Santa Casa BH foi a primeira instituição de saúde instalada na capital. Inaugurado em 1946, o atual edifício tem 13 andares com 4 alas cada.
Com 19 salas cirúrgicas para procedimentos de média e alta complexidade, a Santa Casa BH reúne o maior número de leitos de UTI, em um único local, destinados exclusivamente a pacientes SUS. O atual padrão de atendimento do hospital está entre os melhores do país.