(Arquidiocese BH / Divulgação )
De portas reabertas a partir desta terça-feira (12), o Santuário Basílica Nossa Serra da Piedade, em Caeté, na Grande BH, volta a receber visitantes apenas por meio de agendamento, com retorno também da cobrança do acesso ao local.
A atração turística e religiosa ficou um mês fechada. A decisão foi tomada pela Arquidiocese de Belo Horizonte em 10 de junho após depredações nos banheiros e congestionamento na estrada de acesso.
Com a reabertura, os fiéis vão poder visitar a Ermida da Padroeira dos Visitantes, onde se encontra a imagem atribuída a Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho. Também serão reabertos o restaurante e os dois hotéis que funcionam no local.
De acordo com nota publicada no site do santuário, o sistema de agendamento é uma necessidade devido ao crescente número de pessoas que visitam o local e para um planejamento logístico, para qualificar o acolhimento dos turistas. Clique aqui para agendar.
(Fernanda Carvalho)
undefined (Fernanda Carvalho)
O site também alerta para a volta da taxa de acesso ao santuário, que chegou a ser suspensa. A justificativa para a cobrança é que o dinheiro é importante para custear os investimentos em manutenção e preservação do patrimônio cultural, ecológico e religioso do santuário.
Veja a tabela de preços:
Veículos
Os veículos voltam a poder ser estacionamdos na Estação Piedade no alto da serra. As pessoas poder fazer o restante do percurso até o santuário, de cerca de 2,5 km, a pé ou de van, com taxa de R$ 10.
Pessoas com mobilidade reduzida permanente podem subir até o topo do santuário com veículo próprio.
Entenda o fechamento
A polêmica começou quando integrantes do Movimento Passe Livre denunciaram a cobrança de R$ 10 para ter acesso ao local turístico. A Arquidiocese de BH informou que o dinheiro era usado para manter a limpeza e manutenção do santuário.
O Ministério Público entrou no caso e, após negociações, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-MG) notificou a Arquidiocese para liberar o portão de acesso.
A entrada passou a ficar aberta e a cobrança da taxa foi suspensa. O controle do tráfego foi feito pelo DER e pela Polícia Rodoviária Estadual.
Mas, no primeiro final de semana após a liberação do portão de acesso, houve depredação e congestionamento no santuário.
O DER chegou a restringir o trânsito de veículos na rodovia AMG-1235, que liga a MG-435 ao alto da Serra da Piedade, na região de Caeté.
Segundo justificativa do DER, a medida era necessária para proteção e conservação do patrimônio religioso, histórico-cultural e ambiental existentes na Serra da Piedade, tombado pelo Estado e pela União.
Leia Mais