Combater a evasão, promover diálogos com professores e alunos e rever a grade escolar para potencializar o ensino. Essas são algumas das metas da Secretaria Estadual de Educação que lançou, nesta terça-feira (21), o projeto "Virada Educação Minas Gerais".
O foco do projeto, feito em parceria com Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) é atingir adolescentes de 15 a 17 anos. Em agosto e setembro serão organizadas rodas de conversa nos 17 territórios de desenvolvimento estabelecidos pelo governo do Estado. Cada um vai organizar uma oficina para ouvir e debater propostas.
Mais de 1.300 estudantes e um total de 2.500 pessoas foram inscritas. Em 19 de setembro está programado uma série de atividades com professores, alunos e comunidade dentro e no entorno das escolas mineiras. Apresentações de dança, música, artes visuais, vídeos e filmes, oficinas de artesanato vão ocorrer.
O objetivo é sensibilizar os jovens que estão fora da escola. A partir deste dia eles poderão fazer a inscrição para garantir vaga em 2016. O cadastro poderá ser feito em qualquer escola estadual de Minas.