A Secretaria de Estado de Saúde (SES), pediu a suspensão de novas internações no Hospital Regional de Betim, na região Metropolitana de Belo Horizonte, nesta sexta-feira(30). O objetivo é evitar novas contaminações pelo surto de bactéria KPC (Klebsiella Pneumoniae Carbapenemase), resistente a antibióticos.
De acordo com os dados da Secretaria, pelo menos 20 pessoas que passaram pelo hospital ao longo deste ano teriam contraído a bactéria. No ano passado foram apenas três casos de infecção pela bactéria.
Em nota, a SES afirmou que uma reinspeção realizada no Hospital Regional de Betim, nos dias 29, 30 e 31 de outubro e 6 de novembro, pela equipe da Diretoria de Vigilância em Serviços de Saúde, observou que apesar das melhorias apresentadas quanto à organização de setores mais críticos, ainda persistem problemas graves no hospital.
Diante do quadro, foi solicitado à Subsecretaria de Regulação a suspensão de encaminhamentos de pacientes ao hospital até que sejam sanadas os problemas apontados no relatório. Ainda segundo o documento, os pacientes que procurarem atendimento na unidade serão avaliados, caso a caso, e encaminhados para outros hospitais da região Metropolitana de Belo Horizonte.
O Relatório de Reinspeção e Notificação foi encaminhado ao Secretário Municipal de Saúde de Betim e a Promotoria Pública da Comarca de Betim. Segundo a assessoria do hospital, o município ainda não foi notificado, destacando que no mês de outubro houve apenas dois casos de infecção pela bactéria e neste mês nenhum. Apesar da solicitação da SES, o hospital funcionou normalmente nesta sexta-feira e tem previsão de atendimento normal neste sábado, segundo a assessoria.