(Eugênio Moraes)
Os belo-horizontinos terão mais conforto ao registrar uma ocorrência na delegacia especializada em crimes contra o consumidor. Isso porque foi inaugurada a nova sede da unidade policial na rua Martins Carvalho, no bairro Santo Agostinho, na região Centro-Sul da capital, nesta quarta-feira (13). A delegada Sílvia Helena Freitas Masuz agora é titular da delegacia, com a aposentadoria do delegado Horivelton Cabral Ribeiro.
Segundo a delegada, cerca de 400 ocorrências são registradas todos os meses na delegacia, que fica ao lado do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon)/Assembleia, em uma entrada independente. A expectativa da policial civil é manter a parceria. “Queremos continuar prestando um bom atendimento às pessoas, levando essa facilidade para o consumidor que procura o Procon e conta com a delegacia logo ao lado para registrar a ocorrência”, afirmou.
Nas novas instalações a acessibilidade foi uma das prioridades, sem escadas na entrada, a delegacia conta com 12 salas. Os crimes mais comuns registrados na delegacia são de propaganda enganosa e de apelação ao consumo, quando o fornecedor induz o cliente ao erro. Um dos trabalhos realizados na delegacia, segundo a delegada Sílvia Masuz, é de orientação preventiva aos crimes de consumo. “Nossas investigadoras são instruídas ao trabalho não só na esfera policial, instruindo as pessoas a buscarem seus direitos no âmbito cível, como danos morais e materiais”, afirmou.
A delegacia especalizada em crimes contra o consumidor existe em Belo Horizonte desde 2006.