Erupções na pele são características da varíola dos macacos (CDC's Public Health Image Library/Domínio Público)
Minas Gerais investiga mais um possível caso de contaminação pela varíola dos macacos, causada pelo Monkeypox virus. A informação foi confirmada nesta segunda-feira (13) pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG). O paciente mora na cidade de Itatiaiuçu, no Triângulo Mineiro. Esse é a segunda notificação da doença em investigação no Estado.
A primeira suspeita da varíola dos macacos em Minas foi informada no último sábado (11), após a morte de um policial penal que morava em Uberlândia, também no Triângulo. De acordo com a SES, a vítima trabalhava em Araguari, na mesma região.
Ainda segundo a Secretaria, dentre os contatos próximos, ainda não há casos sintomáticos. Eles seguem sendo monitorados. Além disso, as duas notificações não têm histórico de deslocamentos ou viagens para o exterior.
Até o momento, três casos da doença foram registrados no Brasil: dois em São Paulo e um no Rio Grande do Sul. O terceiro foi confirmado nesse domingo (12) pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Rio Grande do Sul.
Essa ocorrência é do tipo "importada", já que o paciente, um homem de 51 anos residente em Porto Alegre, viajou para Portugal e retornou ao Brasil na última sexta-feira (10).
Leia mais