Balanço

Seis regiões de BH já ultrapassaram todo o volume de chuva esperado para outubro

Regional que mais choveu foi o Barreiro, que registrou mais que o dobro do esperado para o mês

Do HOJE EM DIA
portal@hojeemdia.com.br
25/10/2024 às 09:04.
Atualizado em 25/10/2024 às 09:25
 (Maurício Vieira/Hoje em Dia)

(Maurício Vieira/Hoje em Dia)

A seis dias do fim de outubro, seis regiões de Belo Horizonte ultrapassaram a quantidade de chuva esperada para o mês. De acordo com balanço divulgado pela Defesa Civil municipal, na manhã desta sexta-feira (25), a regional que mais choveu foi o Barreiro, que registrou média de 237,7 mm, o equivalente a 215,9% do previsto para o período. 

Além do Barreiro, as regionais Centro Sul (159,1%), Leste (134,1%), Noroeste (104,3%), Oeste (149,7%) e Venda Nova (106,6%) já ultrapassaram o registro de chuva esperado para outubro. Apenas Nordeste (96,1%), Norte (81,4%) e Pampulha (92,6%) ainda não atingiram o percentual.

Na madrugada desta sexta-feira (25), as regiões do Barreiro, Centro Sul e Oeste registraram quase 20% da chuva que era esperada para o mês. 

Previsão 

Nesta sexta-feira (25), a previsão meteorológica para Belo Horizonte indica um dia de céu nublado a parcialmente nublado com chuvas, de intensidade moderada a forte, acompanhadas de raios e rajadas de vento ocasionais, principalmente a partir da tarde. Na capital mineira, a temperatura mínima foi de 17,9°C e a máxima prevista é de 29°C.  

Recomendações da Defesa Civil

Durante chuvas fortes, a Defesa Civil de Belo Horizonte usa o aplicativo Waze para alertar motoristas sobre áreas com risco de alagamento. A parceria ajuda a desviar rotas e aumentar a segurança nas vias. 

Para o período chuvoso, confira orientações:

  • Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva.
  • Não atravesse ruas alagadas nem deixe crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos.
  • Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.
  • Atenção especial para áreas de encostas e morros.
  • Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).
  • Se notar rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil.
  • Em caso de raios, não permaneça em áreas abertas nem use equipamentos elétricos.
  • Saiba como receber alertas
  • Os moradores de Belo Horizonte podem receber os alertas de risco de chuvas fortes, granizo, tempestades, vendavais, alagamentos, risco de deslizamentos de terra e outros fenômenos meteorológicos pelo Canal Público do WhatsApp:
  • https://bit.ly/DefesaCivilBH

 A população também pode acompanhar os alertas e as recomendações da Defesa Civil por SMS. Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem de texto com o CEP da sua rua para o número 40199 e uma mensagem de confirmação será enviada na sequência. O serviço não tem custo. 
 
Pelas redes sociais os alertas podem ser acompanhados por meio do Instagram, Facebook, X e pelo canal público do Telegram no endereço: defesacivilbh.

Leia mais:

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por