(Ricardo Bastos/Hoje em Dia)
Seja no vestuário, acessórios, serviços e automóveis. Uma característica da clientela do Lourdes é a exigência pela qualidade. Sendo assim, empresários do bairro e do entorno investem em atendimento personalizado para atender todo tipo de público. Segundo o proprietário da Oscar Menswear, do segmento de vestuário, Oscar Simeão Cardoso, o comércio no Lourdes oferece um padrão mais elevado para os consumidores. "Tenho um público bem seleto. Comecei com uma loja pequena e ela foi crescendo no decorrer dos anos. Hoje, tenho clientes no Lourdes e em outros bairros também", afirma. A preocupação com o atendimento no Lourdes é tanta que empresários locais têm se reunido frequentemente com o intuito de propor melhorias para o comércio da região. Mas estabelecimentos de outros bairros também atendem ao público do Lourdes e garantem diferenciais para a clientela. Segundo o diretor da Citroën Chamonix, Túlio Albuquerque Tabatinga, o crescimento da concessionária na capital se deve também aos moradores do Lourdes. A empresa chegou a Belo Horizonte nos anos 90 e como os carros ainda eram diferentes para a população, quem comprava, em geral, eram aqueles com poder aquisitivo melhor. "Na nossa carta de clientes temos muitos do Lourdes que são fidelizados conosco desde quando chegamos aqui." O responsável pelo marketing da Terranova, especializada na venda da marca Land Rover, Hebert Fernandes, também afirma que os clientes são mais fixos. "Já são clientes da marca há algum tempo e temos afinidade com eles. É um público que sabe da qualidade do produto e confia na marca", destaca. O gerente da Studio Motors Kawasaki, Giuliano Scuracchio, salienta que os produtos vendidos são para públicos das classes A, B e C. A maior parte dos consumidores, porém, pertence às duas primeiras. "São pessoas que compram motos a partir de 650 cilindradas, que são mais caras, e por hobby", diz. Visando a segurança, alguns moradores também investem na blindagem dos veículos. De acordo com o proprietário da Target Blindagens, Emerson Márcio Henriques, o número de clientes que procuram o serviço tem crescido nos últimos anos. "A violência aumentou e as pessoas estão mais inseguras. Elas blindam seus veículos para evitar isso." Muitos moradores do Lourdes têm também animais de estimação e eles gostam de investir no cuidado dos bichinhos. Os pet shops fazem de tudo para chamar a atenção dessa clientela. "Temos produtos para todos os tipos de animais e promovemos encontros de cães. É uma forma de atrair os clientes", afirma a gerente de marketing da Animalle, Aline Freitas. Acessórios As joias e semi-joias também são produtos de grande procura por parte dos públicos das classes A e B. Para o diretor comercial de Minas da Rommanel, Marcelo Augusto Capaldo, os clientes aceitam bastante a marca. "É uma opção de joia em conta, apesar de estar 100% linkado com a tendência internacional de moda", comenta Marcelo. Conforme ele, a empresa tem público em todas as regiões de BH, mas boa parte é das classes A e B. O proprietário da Compro Ouro, Leonardo Caldeira, conta que tem muitos clientes do Lourdes e região Centro-Sul. Boa parte leva as joias até a empresa porque quer se desfazer delas. Ele revende o produto para indústrias do setor ou para clientes que tenham interesse em determinada peça. Segundo Caldeira, muitos vão em busca de peças exclusivas e antigas. "Atualmente, quem procura por determinadas peças é um pessoal de poder aquisitivo melhor ou mais velho", observa.