Sem entrega de medalha, 21 de abril é celebrado com ato simbólico em Ouro Preto

Patrícia Santos Dumotn
pdumont@hojeemdia.com.br | @patriciafsdumont
21/04/2020 às 13:23.
Atualizado em 27/10/2021 às 03:20
 (Ane Souza/Prefeitura de Ouro Preto/Divulgação)

(Ane Souza/Prefeitura de Ouro Preto/Divulgação)

Cancelada, este ano, em função das medidas de restrição de circulação impostas pela pandemia do coronavírus, a cerimônia de entrega da Medalha da Inconfidência em Ouro Preto foi substituída por um ato simbólico em homenagem a Tiradentes, cujo dia é celebrado nesta terça-feira (21).

Sozinho, um Dragão da Inconfidência levou uma coroa de flores até a estátua de Tiradentes, no Museu da Inconfidência, localizado na cidade histórica. Um soldado tocou o Toque de Silêncio.Ane Souza/Prefeitura de Ouro Preto/Divulgação 

Sozinho, um Dragão da Inconfidência levou uma coroa de flores até a estátua de Tiradentes

Reverência

Comandante da 3ª Região da Polícia Militar de Minas Gerais, o coronel Balsa Coelho Neto reforçou a importância do 21 de abril para a corporação. "O formato deste ano foi diferente, mas foi um momento importante para reverenciar aquele que é o patrono da bicentenária Polícia Militar", disse. 

Comandante da Companhia de Bombeiros Militar de Ouro Preto, o capitão Márcio Guerra de Toledo também frisou a data. "É importante valorizarmos a memória de nossos heróis, para que permaneçam vivos em nossa história", justificou. 

Um ato simbólico em homenagem ao Dia da Inconfidência foi realizado na Praça Tiradentes, em Ouro Preto.A data resgata os valores históricos de Minas, como a luta para um processo mais amplo, democrático e de liberdade.Mineiros, dias melhores virão. pic.twitter.com/VJopBtppRI— Romeu Zema (@RomeuZema) April 21, 2020

Prefeito de Ouro Preto, Júlio Pimenta afirmou que o município se orgulha das comemorações do feriado nacional e chamou a atenção para a reflexão proposta na data. "Momento em que a obstinação do nosso povo, expressada de forma veemente, contribuiu para os alicerces da independência de nossa nação", justificou.

Todos os anos, a medalha da Inconfidência, maior honraria de Minas, é entregue a personalidades que se destacaram na sociedade mineira. A homenagem foi criada em 1952 pelo então governador do Estado Juscelino Kubitschek.

Confira galeria com outras imagens da celebração deste ano em Ouro Preto:

© Copyright 2025Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por