Servidores grevistas de BH ocupam prédio da Secretaria de Finanças

Hoje Em Dia
28/10/2015 às 12:03.
Atualizado em 17/11/2021 às 02:15
 (Sindibel/divulgação)

(Sindibel/divulgação)


Servidores públicos de Belo Horizonte, que estão em greve desde 5 de outubro, ocuparam nesta quarta-feira (28) o prédio da Secretaria Municipal de Finanças, na rua Espírito Santo, 605, no Centro da cidade. A ação dos trabalhadores acontece em protesto a última oferta de reajuste salarial apresentada pelo Executivo.

Segundo Inês de Oliveira Costa, diretora de comunicação do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sindibel), aproximadamente 100 trabalhadores estão manifestando no imóvel, sendo que 20 deles estão no saguão com os portões fechados.

Acontece, conjuntamente, protesto na Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap). Lá, os servidores exigem negociações frutíferas.

Todos os servidores informaram que irão permanecer ocupando os prédios até que a PBH apresente uma nova proposta. Com isso, vários serviços oferecidos pela prefeitura continuam parados.

Proposta

Na segunda-feira (26), a Secretaria de Planejamento da PBH propôs aos representantes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sindibel) reajuste de 5% parcelado em quatro vezes. A proposta foi de 1% de reajuste a partir de dezembro deste ano; 1% a partir de abril de 2016; 1,5% em julho e mais 1,5% em dezembro de 2016. Haveria, ainda, acréscimo 5% no vale-refeição, o que representa R$ 0,95.

Relembre

Os servidores municipais de Belo Horizonte entraram em greve no dia 5 de outubro. A categoria reivindica reajuste salarial e, segundo representantes do grupo, a paralisação é por tempo indeterminado.

Conforme o Sindibel, entre os profissionais que aderiram a paralisação estão garis, engenheiros, arquitetos e fiscais. Unidades Municipais de Educação Infantil (Umeis) e alguns centros de saúde também estão fechados. Por causa da greve vários serviços já foram comprometidos.

De acordo com o sindicato, a escala mínima de atendimento está sendo mantida nos locais de urgência e emergência, como as Unidades de Pronto Atendimento (Upas) e o Hospital Municipal Odilon Behrens, no Bairro São Cristóvão, região Noroeste da cidade.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por