As obras de gaseificação do bairro Buritis, região Oeste de Belo Horizonte, foram concluídas pela Gasmig nesta sexta-feira (22). Conforme a companhia, agora sete mil moradores e comerciantes da região poderão ter gás natural canalizado.
O serviço irá atender clientes das ruas Rubens Caporalli, Senador José Augusto, Marco Aurélio Miranda, Doutor Célio Andrade, Engenheiro Aluísio Rocha, Doadora Eliane Stancioli, Alessandra Salum Cadar, José Amaury Ferrara, Professor Miguel Souza, Francisco Fernandes dos Santos, José do Patrocínio Carneiro, Esmeraldo Botelho, José Hemetério Andrade, Henrique Furtado Portugal, Dr. Lucídio Avelar, Líbero Leone, Juruena, Aripuanã, Jandiatuba, Guamá, Ji Paraná e avenida Protásio de Oliveira Penna.
“O bairro Buritis é muito importante para a Gasmig e propício para a expansão da rede de distribuição de gás natural, pois os condomínios são novos, a maioria já conta com central de gás e instalações prontas até os apartamentos, alguns, além do fogão, também têm tubulação para aquecimento de água. Isso facilita a vida dos clientes, que, na maioria das vezes, não precisa de obras internas para utilizar o gás natural para aquecimento de chuveiros e torneiras, por exemplo”, explica o gerente de manutenção, Isaías Carlos de Azevedo Júnior.
Gás natural
A gaseificação consiste na disponibilização do gás natural na tubulação para alimentar os condomínios e comércios aptos para receberem o energético. O energético é menos inflamável que os outros combustíveis.
Ele ainda é mais leve que o ar, se dissipa rapidamente em caso de vazamento, o que diminui o risco de explosões. O gasoduto é subterrâneo, o que reduz o risco de acidentes e dispensa estocagem em recipientes de alta pressão (botijões).