Shopping Xavantes não consegue abrir unidade na Savassi

Alessandra Mendes - Hoje em Dia
17/12/2013 às 07:32.
Atualizado em 20/11/2021 às 14:50
 (Carlos Rhienck)

(Carlos Rhienck)

Ao contrário do que chegou a ser anunciado em outdoors espalhados pela cidade, a nova unidade do Shopping Xavantes na Savassi, na zona Sul da capital, não abriu as portas na última segunda-feira (16), data prevista para inauguração. Por falta de alvará, indeferido pela prefeitura, o estabelecimento não teve autorização para funcionar. A dúvida agora é saber se os locatários do imóvel, onde funcionou o Cine Pathé, vão insistir na proposta.

Os administradores do shopping popular se reuniram na tarde da última segunda-feira (16) para discutir o assunto. A assessoria de imprensa do grupo se limitou a informar que não havia nenhum posicionamento sobre a questão, apenas que a abertura estava suspensa. O proprietário do Xavantes, que chegou a afirmar na semana passada que não enfrentou nenhum tipo de resistência ao projeto, não foi localizado para falar sobre o assunto.

“Eu acredito que a melhor posição por parte do locatário seria desistir. Tenho certeza de que a prefeitura não vai conceder o alvará e a venda de boxes na área foi precipitada”, afirmou o coordenador do Conselho da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) na Savassi, Alessandro Runcini.

O impasse gira em torno de um projeto de revitalização do espaço, fruto de uma parceria da prefeitura com uma empresa privada, que já está em andamento. A proposta prevê a construção de um prédio comercial e preservação do cinema, que contaria ainda com um café e um museu. Anunciada no início deste ano, a obra já passou pelo crivo do Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural do Município.

“É o melhor para todos. Não se trata de uma discriminação com relação ao uso para shopping popular. A preservação do espaço cultural é o que importa”, alega Runcini.

De acordo com os próprios locatários do espaço, até a semana passada 60% dos 42 boxes do Shopping Xavantes Express já tinham sido vendidos. O número de lojas deveria chegar a 92 em meados do ano que vem. Estava prevista, ainda, a instalação de mais unidades em outros bairros da capital, desde que a experiência na Savassi fosse bem sucedida. 

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por