Durante as mais de 24 horas da Virada Cultural 2015 de Belo Horizonte, equipes da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) coletarram mais de 200 toneladas de resíduos e utilizaram cerca de 50 mil litros de água de reúso. O trabalho foi realizado das 7h do sábado (12), dia 12, até às 2h desta segunda-feira (14).
Foram mobilizadas 51 turmas, com mais de mil funcionários, entre garis, ajudantes, gerentes, supervisores e motoristas. Para varrer, lavar os espaços e recolher o lixo, a SLU contou com 51 caminhões, entre basculantes e compactadores, pipas e brooks. Nos lugares de maior demanda, foram instalados mais de 300 contêineres extras para o descarte de lixo.
Mobilização Social
O túnel com a exposição "Embalagens através do tempo!, montado pela SLU no Parque Municipal, durante a Virada Cultural, foi um sucesso de público. Cerca de 5 mil visitantes conferiram a exposição fotográfica sobre a coleta de resíduos e a ambientação com materiais cotidianos, não convencionais, do artista plástico Leo Piló, especialista em reaproveitamento e reciclagem. A montagem de 15 metros de extensão contou com o trabalho fotográfico “Garis Trabalhadores da Limpeza”, do psicólogo Marcelo Cristiano de Oliveira Santos, servidor da SLU.
A iniciativa foi uma crítica ao consumismo que, ao longo da história, vem gerando a produção exagerada de resíduos, ameaçando o meio ambiente. Técnicos e estagiários de Mobilização Social da autarquia realizaram pesquisa de opinião, procurando saber o que o público achou do túnel, como lidam com a produção de lixo e o descarte de embalagens e, por fim, se conheciam as ações de Educação Ambiental da SLU.