O Regimento de Cavalaria Alferes Tiradentes, da Polícia Militar (RCAT), localizado no bairro Prado, região oeste de BH, foi interditado nesta terça-feira (21) pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). De acordo com a PM, a medida foi necessária após a suspeita de que um animal teria contraído mormo, doença causada por uma bactéria, altamente contagiosa, inclusive para os seres humanos, e sem cura. Agora, será necessário que todos os animais passem por exames.
Conforme relato do batalhão, o cavalo contaminado participou de uma competição no Espírito Santo. Após retornar a BH, teria passado apenas uma noite com os demais animais. No Estado capixaba, de acordo com o IMA, seis cavalos foram sacrificados após serem infectados pela doença no mês de abril.
Caso o resultado dos exames seja negativo, a interdição será imediatamente suspensa. Se positivo, os animais serão sacrificados.
Medidas
Segundo o comando da PM, os militares da Cavalaria serão transferidos, temporariamente, para o batalhão de eventos. Ainda nesta quarta-feira (22), a PM irá conceder uma entrevista coletiva para esclarecer o caso.