(Lucas Prates)
Após dias de chuva, o sol voltou a dar as caras em Belo Horizonte. Nesta quarta-feira (12), a capital mineira amanheceu com o céu parcialmente nublado e pontos tímidos de claridade. O cenário, porém, não deve permanecer por muito tempo, já que a previsão meteorológica indica novas precipitações.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), há possibilidade de pancadas de chuva durante todo o dia. A temperatura máxima pode chegar aos 27°C, com mínima de 17°C. A umidade relativa do ar deve variar entre 70% e 100%.
Em BH, a chuva apenas deve dar trégua na sexta-feira (14), voltando a atingir a cidade já no fim de semana.
Acumulado de chuvas
Todas as nove regionais da capital já registram mais de 100% do acumulado de chuva previsto para todo o mês de janeiro. Na região Oeste, o índice ultrapassa os 600 milímetros. Veja o balanço:
Média climatológica janeiro: 329,1 mm
Risco geológico
As fortes chuvas que atingiram BH deixaram os solos da capital mineira encharcados, o que reforça o perigo de deslizamentos de terra. E o volume de água previsto para os próximos dias faz com que todas as nove regionais da cidade estejam em alerta de risco geológico forte até sábado (15). O aviso é da Defesa Civil.
Um comunicado, emitido pelo órgão na manhã de terça-feira (11), recomenda atenção no grau de saturação do solo, sinais construtivos e cuidados com quedas de muros, além dos deslizamentos e desabamentos.
Veja as recomendações para risco geológico:
Sinais de que deslizamentos podem ocorrer: