Investigações apontam que homens utilizavam a violência para impor controle territorial, cobrar dívidas ilícitas e ampliar influência
Grupos utilizavam a violência para ampliar sua influência por meio de crimes (Divulgação/PCMG)
Cinco homens foram presos em Conselheiro Pena nesta quarta-feira (7) por porte ilegal de armas e drogas. A prisão ocorreu durante cumprimento de 11 mandados de busca e apreensão, resultado da operação da Polícia Civil que investigava tentativas de homicídio relacionadas a disputas entre facções rivais envolvidas no tráfico na cidade.
De acordo com as investigações, os grupos utilizavam a violência para impor controle territorial, cobrar dívidas ilícitas e ampliar sua influência por meio de outros crimes.
Entre os materiais apreendidos pela operação Combo Break, deflagrada pela PC e pela PM, estão quatro armas de fogo - uma pistola, um revólver, uma espingarda e uma garrucha -, além de 125 munições de diversos calibres, tabletes de maconha e papelotes de cocaína.
O delegado responsável pelo inquérito, Diego Menezes Quintino, destacou a relevância da operação. “A ação é resultado de um trabalho investigativo estratégico, que visa enfraquecer a atuação de grupos criminosos organizados. A retirada de armas e drogas das ruas representa um avanço significativo no combate à criminalidade e na promoção de um ambiente mais seguro para os cidadãos de Conselheiro Pena e região”, afirmou.
Leia mais