Decisão judicial do dia 2 já havia barrado o reajuste na passagem dos coletivos da região metropolitana
(Eugênio Moraes/Hoje em Dia)
O valor da tarifa-base dos ônibus da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) voltará a ser de R$ 7,20 somente a partir desta sexta-feira (5). A redução da passagem do transporte coletivo foi informada pelo Governo do Estado nesta quinta (4), dois dias após uma decisão judicial que barrou o reajuste.
Por nota, a Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) informou que as empresas de transporte já foram comunicadas.
O aumento para R$ 7,70 havia sido barrado em 2 de janeiro por meio de uma liminar deferida pelo juiz Henrique Mendonça Schvartzman. No documento, o magistrado argumenta que o reajuste não é válido, uma vez que a “tarifa do serviço de transporte coletivo deve ser revista com periodicidade mínima anual”.
Schvartzman também entende que o valor não condiz “com a inflação do período ou com a variação de preços dos insumos utilizados”. A ação foi movida por deputados estaduais, federais e vereadores da capital mineira.
Entretanto, a ordem judicial estaria sendo descumprida. Passageiros denunciaram que o valor não foi reduzido nas catracas. Nas redes sociais, um internauta questionou: "Abaixou? Onde mesmo? Porque o ônibus que eu pego continua com o valor do aumento”.
Sobre as denúncias dos passageiros, o Hoje em Dia procurou a Seinfra e o sindicato das empresas, mas não houve retorno até a publicação desta reportagem.
*Estagiário sob supervisão de Renato Fonseca
Leia mais:
'Não tente atravessar enxurradas', alerta Defesa Civil para chuvas fortes em Minas nos próximos dias
Chuvas: mais de 150 pedidos de socorro são recebidos por dia pelos Bombeiros em Minas