Atenção aos prazos: Consumidores têm até o final do mês para regularizar a situação e garantir o benefício
Minas tem 700 mil famílias cadastradas na Tarifa Social (Sxc.hu/Divulgação)
Cerca de 26 mil famílias em Minas Gerais podem perder o desconto na conta de água por falta de atualização do cadastro do programa Tarifa Social, de acordo com a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa). A companhia informou que o estado tem 700 mil famílias cadastradas na iniciativa, que garante até 50% de desconto na fatura mensal de água e esgoto para consumo de até 20 metros cúbicos de água.
Somente na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), são 8 mil casas sob risco de perderem o benefício, segundo a Copasa. A RMBH reúne 188 mil famílias cadastradas no programa, e 5% delas precisam atualizar os dados até o final de outubro.
O benefício é destinado a famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa, além de idosos e pessoas com deficiência que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Para atualizar o cadastro, o cliente deve procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) para regularizar os dados e, depois, apresentar o comprovante de inscrição na Copasa.
O pedido para adesão ou atualização pode ser feito por meio dos canais de relacionamento da Copasa:
Os documentos necessários são:
Após a validação dos dados, o desconto passa a valer nas próximas faturas.
A Copasa reforça a importância da Tarifa Social, amparada pela Lei Federal 14.203/2021, e afirma que não há previsão de que o benefício seja descontinuado. O benefício também pode ser solicitado na Agência Móvel da Copasa em outubro, com locais e datas específicas divulgados pela companhia.