(Divulgação)
Os taxistas de Belo Horizonte terão atendimento gratuito em serviços de saúde preventiva nos próximos dias 27 e 28 de junho. A iniciativa compõe o projeto “Transportando saúde nas cidades” do Sest/Senat que visa oferecer bem-estar aos motoristas de BH.
Durante o evento, os taxistas receberão dicas nutricionais, orientações sobre os riscos do uso de álcool e drogas, atendimentos de saúde bucal, aferição de pressão arterial e aula de ginástica laboral.
As ações buscam minimizar os dados do último levantamento da Confederação Nacional de Transporte, que apontam que a correria do dia a dia e o estresse no trabalho contribuem para um descuido dos táxistas em relação à própria saúde.
Segundo o órgão, cerca de 46,2% dos motoristas do país procuram atendimentos de forma preventiva e 73,6% estão acima do peso. Outros dados apontam que parcela dos profissionais sofrem com pressão alta ou problemas de columa. Além disso, por estarem sempre atendendo demandas, 45,9% dos taxistas afirmaram não ter um local certo para a realização de refeições durante o dia.
Além de Belo Horizonte, outras dezesseis cidades de todo o país recebem o evento. A expectativa do Sest/Senat é atender cerca de 7.300 profissionais. Na capital mineira, os taxistas interessados em checar a própria saúde podem se dirigir à sede da BHTrans (avenida Engenheiro Carlos Goulart, 900 – Buritis) das 9h30 às 17h no dia 27, e das 8h30 às 16h30 no dia 28.