Segundo o Inmet, 388 municípios podem ter pancadas de chuva nesta terça-feira (16); outras 131 cidades devem ter umidade entre 20% e 30%
(Fernando Frazão / Agência Brasil)
Pelo menos 388 cidades de Minas estão em alerta para tempestade, com chance de queda de granizo, até quarta-feira (17). Além disso, outros 131 municípios podem sofrer com o tempo seco, com a umidade relativa do ar variando entre 20% 30%. Os dados foram divulgados pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) nesta terça-feira (16).
Segundo o Inmet, cidades da Grande BH, Zona da Mata, Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, Sul de Minas, Central podem receber chuvas entre 20mm/h e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos intensos de 40 a 60 km/h, e queda de granizo. Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.
Belo Horizonte não está em nenhum dos alertas emitidos. Para conferir quais cidades estão em aviso para tempestades, clique aqui.
Por outro lado, 131 municípios do Norte do Estado, como Montes Claros, e também do Triângulo Mineiro, como Uberlândia, podem sofrer com o tempo seco. Segundo o Inmet, os índices de umidade devem variar entre 20% e 30%.
Esse nível é considerado alarmante e está bem abaixo do ideal recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é de 50%. Para se ter uma ideia, a umidade do ar no deserto do Saara, no Norte da África, varia entre 14% e 20%.
Para ver a lista de cidades atingidas pela baixa umidade, clique aqui.
Leia mais: