Umidade relativa do ar deve variar entre 20% e 30% ao longo do dia
(Maurício Vieira / Hoje em Dia)
Pelo menos 151 cidades de Minas estão em alerta para baixa umidade do ar nesta terça-feira (22), que eleva os riscos de incêndios e exige atenção redobrada com a saúde da população. O aviso foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) nesta manhã e é válido até às 20h de quarta-feira (23).
Segundo o Inmet, a umidade relativa do ar deve variar entre 20% e 30% ao longo do dia. O índice configura estado de atenção, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).
O nível ideal de umidade do ar para o organismo humano varia entre 40% e 70%. A população é aconselhada a redobrar os cuidados com a hidratação e a saúde respiratória durante este período.
As cidades afetadas pelo alerta ficam nas regiões do Triângulo Mineiro, Noroeste de Minas, Central, Norte e Sul de Minas. Para ver a lista completa de municípios, clique aqui.
A combinação de baixas temperaturas, especialmente nas madrugadas, e a queda da umidade relativa do ar cria um cenário propício para a propagação de focos de incêndio em vegetação. Além disso, a secura do ambiente impacta diretamente a saúde respiratória, podendo agravar quadros alérgicos e doenças respiratórias.
Leia mais: