Massa de ar seco no Estado deve deixar os índices de umidade relativa do ar entre 20% e 30%
(Valter Campanato/Agência Brasil)
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) atualizou, nesta quarta-feira (16), para 488 o número de cidades mineiras em alerta para tempo seco. Nestas localidades os índices da Umidade relativa mínima do ar devem variar entre 20% e 30%.
Os níveis são alarmantes e estão muito abaixo do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O percentual indicado como saudável para a população varia entre 40% e 60%, sendo fundamental para o bom funcionamento do organismo e para minimizar o risco de doenças respiratórias.
Além da sáude, o tempo seco também pode causar incêndios florestais.
Municípios atingidos pelo alerta estão nas regiões metropolitana de Belo Horizonte, Central, Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba, Oeste de Minas, Sul, Sudoeste, Noroeste e Norte de Minas, Vale do Jequitinhonha e Campo das Vertentes. Veja a lista completa neste link.
BH, que está na faixa de alerta, a Defesa Civil emitiu um comunicado sobre a atuação de uma massa de ar seco que deve deixar os índices de umidade relativa do ar em torno de 25%.
Confira orientações:
Os moradores da capital podem receber os alertas de risco de chuvas fortes, granizo, tempestades, vendavais, alagamentos, risco de deslizamentos de terra e outros fenômenos meteorológicos pelo Canal Público do WhatsApp: https://bit.ly/DefesaCivilBH
A população também pode acompanhar os alertas e as recomendações da Defesa Civil por SMS. Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem de texto com o CEP da sua rua para o número 40199 e uma mensagem de confirmação será enviada na sequência. O serviço não tem custo.
Pelas redes sociais os alertas podem ser acompanhados por meio do Instagram, X, Facebook e pelo canal público do Telegram no endereço: defesacivilbh.