No restante do Estado, a atuação de uma massa de ar seco e quente deixa o tempo estável
(Maurício Vieira)
Os termômetros devem bater 29°C nesta quinta-feira (11) em Belo Horizonte. Novamente, não há previsão de chuva, segundo a Defesa Civil. Além da temperatura elevada em pleno inverno, a umidade relativa do ar fica em torno de 25%, à tarde.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o ideal é que o índice fique entre 50% e 80%. Índices inferiores são prejudiciais à saúde, podendo causar desconforto nos olhos, boca e nariz, ressecamento da pele e dores de cabeça.
Para o meio ambiente, o tempo seco também representa perigo, pois aumenta o risco de incêndios florestais.
A baixa umidade do ar requer cuidados especiais. Além de beber muita água, umidificar o ambiente e evitar a exposição ao sol nas horas mais quentes do dia, é recomendado não praticar atividades físicas nas horas mais quentes do dia, principalmente ao ar livre.
No restante do Estado, segundo a Defesa Civil, a atuação de uma massa de ar seco e quente deixa o tempo estável, com predomínio de céu claro a parcialmente nublado, em praticamente todas as regiões nesta quinta.
Há possibilidade de chuva isolada apenas no extremo Sul. Índices de umidade relativa do ar ficam abaixo de 30%, à tarde, com exceção da faixa Leste, que deve ficar na casa dos 40%, especialmente entre 14h e 17h. A máxima prevista é de 34°C em São Romão, no Norte mineiro.
Leia mais: