Órgão recomenda atenção no grau de saturação do solo, sinais de rachaduras e problemas nas paredes e cuidados com quedas de muros
(Divulgação Defesa Civil)
O grande volume de chuvas registrado nas últimas horas colocou a região da Pampulha sob risco geológico forte nesta quinta-feira (18). O alerta foi emitido pela Defesa Civil e vale até a próxima terça-feira (23).
Durante este período, o órgão recomenda atenção no grau de saturação do solo, aos sinais de rachaduras e problemas nas paredes, além dos cuidados com quedas de muros.
Caso estes sinais sejam observados, a orientação é sair imediatamente do imóvel, e ligar para a Defesa Civil, no número 199, e em caso de emergência, para o Corpo de Bombeiros Militar, pelo 193.
Para esta quinta-feira (18), a previsão meteorológica indica que o dia será de céu parcialmente nublado com pancadas de chuva, raios e rajadas de vento ocasionais, a partir da tarde. A temperatura mínima foi de 19 °C, a máxima estimada é de 33 °C e a umidade relativa mínima do ar em torno de 45% à tarde.
Sinais de possível deslizamento:
Recomendações:
Índice pluviômetro
Pelos padrões da Organização Meteorológica Mundial (OMM), a unidade de medida de precipitação é o milímetro (mm). A escolha se deve a razões práticas: 1 mm de espessura corresponde a 1 litro de água em um espaço de 1 metro quadrado.
Portanto, a medida em milímetros apontada nas previsões de tempo ou nos relatórios sobre chuvas considera que cada unidade corresponde a 1 litro em uma área de 1 metro quadrado.
Uma chuva de 10 mm corresponde a 10 litros de água em uma superfície plana de 1 metro quadrado. Dentro desse conceito deve-se considerar: