Temporal em Ribeirão das Neves deixa três mortos e mais de cem famílias desabrigadas

Alessandra Mendes, Raul Mariano e Renata Evangelista
horizontes@hojeemdia.com.br
14/12/2016 às 22:46.
Atualizado em 15/11/2021 às 22:05

O mês de dezembro ficará marcado mais uma vez pelas perdas causadas pelas chuvas em Minas. Além dos registros de destruição em cidades como Juiz de Fora, Nicolândia e Ubá, a região metropolitana de Belo Horizonte também foi alvo do temporal que começou no início da madrugada de ontem. Em Ribeirão das Neves, um caminhão foi engolido por uma cratera que se abriu na LMG 806, que liga a cidade ao distrito de Justinópolis. Três pessoas morreram. Na Vila Hortinha, mais de 100 famílias ficaram desabrigadas. A prefeitura classificou a situação como um “caos instalado”.

Os corpos de um homem e duas mulheres foram encontrados horas depois por bombeiros. Uma criança que também estava no caminhão continua desaparecida. Um motoqueiro que trafegava pelo local também chegou a cair na cratera, mas foi socorrido por moradores. 

O trecho é de responsabilidade do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DEER/MG), que já trabalha no local. No entanto, ainda não há previsão do reparo. O desvio para se chegar à cidade está sendo realizado pela BR-040 e aumenta o trajeto em 20 quilômetros. Mais de 21 mil usuários do transporte público estão afetados.


DESESPERO
Para moradores da Vila Hortinha, foi uma madrugada de terror. A auxiliar de serviços gerais Cíntia Ribeiro Mendes, de 31 anos, relembrou o sufoco para deixar o imóvel com o marido e os dois filhos, de 8 e 12 anos, com água a um metro e meio. “Agora só tenho a roupa do corpo, o resto perdi praticamente tudo”, lamentou.

A Prefeitura de Ribeirão das Neves decretou estado de emergência e informou, por meio de nota, que não está medindo esforços para atender a toda a demanda. “Para isso o corpo técnico da Defesa Civil e servidores das secretarias municipais estão desenvolvendo um trabalho de força-tarefa para mapear os locais atingidos, e sobretudo atender, socorrer e encaminhar os desabrigados para as escolas municipais”.

Segundo o órgão, a população atingida precisa de doações de água, alimentos não perecíveis, roupas e cobertores. Em Neves, as doações podem ser feitas na prefeitura ou na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, no bairro Santa Martinha. Em Belo Horizonte, doações estão sendo arrecadadas pela Paróquia Nossa Senhora da Paz, no bairro Cachoeirinha.

Leia mais: 

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por