(Maurício Vieira / Hoje em Dia)
Choveu forte em pelo menos quatro regionais da capital, segundo a Defesa Civil, que emitiu um novo alerta de risco geológico na noite desta terça-feira (14).
Os bairros mais afetados são nas regiões Leste, Noroeste, Pampulha e Nordeste, onde choveu extremamente forte. Na regional Centro-Sul, a pancada de chuva foi forte.
Mais cedo, o órgão havia alertado que a chuva poderia chegar a 80 milímetros, o que equivale a 80 litros de água por metro quadrado.
Equipes da BHtrans fizeram bloqueio preventivo em pontos de risco de inundação na avenida Teresa Cristina e na Avenida Heráclito Mourão de Miranda. E a Defesa Civil avisou sobre o fechamento preventivo na avenida, no encontro do córrego Ferrugem com o Ribeirão Arrudas, onde tradicionalmente há alagamentos.
A empresa também alertou motoristas sobre a lentidão no trânsito na avenida do Contorno entre as avenidas Afonso Pena e Olegário Maciel, em direção à Praça da Assembleia. E que vários semáforos pararam de funcionar na rua Gonçalves Dias, na Praça da Liberdade, avenidas João Pinheiro, avenida dos Andradas esquina com avenida Mem de Sá, trevo do Belvedere e avenida Nossa Senhora do Carmo com rua Colômbia.
Um ponto de alagamento já foi registrado na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, com Avenida Abílio Machado, próximo ao bairro Alípio de Melo, na região da Pampulha.
A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU-MG) informou que, devido ao forte volume de chuvas, houve acúmulo de água no piso dos túneis das estações Central (acesso à Rua Sapucaí) e Eldorado (acesso à Rua Jequitibás). A empresa informou ainda que equipes de anutenção da Companhia já estudam estratégias e vão atuar para que o problema não volte a acontecer.