(Maurício Vieira)
A terceira parcela do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2022 vence a partir desta quarta-feira (25), em Minas Gerais. A escala de pagamento começa pelos finais de placa 1 e 2 e segue até o dia 31, sempre com dois finais de placa por dia.
Como nas etapas anteriores, o pagamento do IPVA pode ser feito nos agentes arrecadadores autorizados (Bradesco, Sicoob, Mercantil do Brasil, Caixa Econômica Federal, casas lotéricas, Mais BB, Itaú e Santander). Para isso, basta informar o número do Renavam nos guichês, terminais de autoatendimento ou internet/aplicativos.
Veja escala:
(Detran-MG / Divulgação)
A multa para quem não pagar o imposto ou quitá-lo fora do prazo é de 0,3% ao dia até 30º dia; depois desse prazo, o índice passa para 20%. O devedor paga ainda juros calculados pela Taxa Referencial do Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (Selic).
A Secretaria de Estado de Fazenda (SEF) lembra aos proprietários de veículos que não quitaram nenhuma parcela do imposto que o pagamento do tributo vencido pode ser efetuado a qualquer momento, também informando o Renavam.
Tanto no caso de emissão de guia no site da SEF quanto no pagamento diretamente nos agentes arrecadadores ou aplicativos dos bancos, juros e multas incidentes são calculados automaticamente.
Até o dia 30 de abril, a Secretaria de Estado de Fazenda (SEF) arrecadou R$ 4,2 bilhões com o IPVA. O valor equivale a 59% do total esperado de R$ 7,1 bilhões.
Leia mais