Tíquete médio para o Dia das Mães será 3,26% maior que o do ano passado, segundo a CDL/BH

Paula Bicalho
pbicalho@hojeemdia.com.br
03/05/2017 às 18:50.
Atualizado em 15/11/2021 às 14:23

Uma pesquisa feita pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) constatou que os consumidores de Belo Horizonte estão dispostos a gastar um pouco mais para presentear as mães neste ano em relação a 2016. O valor do tíquete médio deve ser de R$ 107,49, um crescimento de 3,26% em relação ao ano passado. 

O levantamento mostra que 80,4% dos consumidores pretendem presentear as mães neste ano. 34,4% dos consumidores acham que as roupas são a melhor opção de presente. Perfumes e hidratantes estão na lista de 14,0% dos entrevistados. Outros itens citados foram: calçados (13,4%); semijoias e bijuterias (5,1%); utensílios domésticos (4,8%); maquiagem (4,0%); cama, mesa e banho (3,0%); flores (2,7%); eletrodomésticos (1,3%); bombons, produtos para o cabelo e acessórios (0,8% cada); bolsas (0,5%); celular, livros e ainda não sabem (0,3% cada).

“As pessoas estão, aos poucos, recuperando a confiança na economia, em função da desaceleração da inflação e da queda da taxa de juros”, explica o presidente da CDL/BH, Bruno Falci. Para a maioria dos consumidores (29,2%), o preço é o principal atrativo na hora de comprar o presente do Dia das Mães. Depois aparecem a qualidade com 15,5% da preferência, bom atendimento (14,0%), promoções (13,1%), forma e prazo de pagamento (9,8%), educação e cortesia dos funcionários (5,0%), localização (3,9%), ambiente agradável (3,6%), agilidade no atendimento (2,9%), marca e grife dos produtos (2,1%), credibilidade da loja (0,7%), vitrine atrativa e variedade de produtos (0,2% cada).

O dinheiro será a forma de pagamento mais utilizada para 49,8% dos entrevistados. Parcelamento no cartão de crédito (19,4%), cartão de débito (17,4%), à vista no cartão de crédito (12,7%) e parcelamento no cartão da própria loja (0,7%) também aparecem como alternativas de pagamento. Na opinião de Bruno Falci, a preferência dos consumidores por efetuar as compras em dinheiro ou à vista nos cartões denota “o receio do endividamento em longo prazo”.

Almoço especial do Dia das Mães

O almoço em casa ou na casa de um parente será a principal forma de comemoração do Dia das Mães para 51,5% dos entrevistados. Outros 36,1% afirmaram que não vão comemorar e 11,4% dos consumidores irão almoçar fora. Jantar fora é a opção para 0,7% dos consumidores, seguido por viagem (0,3%). Em geral, o gasto médio com a comemoração será de R$ 92,89. Para esta pesquisa, foram entrevistados 372 consumidores de Belo Horizonte e Região Metropolitana, com idade entre 18 e 65 anos, das diversas classes sociais, no período de 1º de março a 17 de abril de 2017.

Divulgação CDL BH / NA

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