Segurança

Totem 'misterioso' chama a atenção de quem passa pela Praça da Savassi; saiba o que é a estrutura

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
25/02/2023 às 08:00.
Atualizado em 25/02/2023 às 11:00
Estrutura "misteriosa" chama a atenção de quem passa pela Praça da Savassi, em BH (Fernando Michel / Hoje em Dia)

Estrutura "misteriosa" chama a atenção de quem passa pela Praça da Savassi, em BH (Fernando Michel / Hoje em Dia)

Dois totens de segurança, um instalado na Praça da Savassi e outro próximo à Igreja da Pampulha, que deveriam ajudar a população em caso de emergência policial, estão desativados e esquecidos nesses pontos turísticos de Belo Horizonte.

As estruturas metálicas chamam a atenção de quem passa pelos locais. Elas são equipadas com um "botão de emergência", um telefone e uma câmera ligada ao Centro Integrado de Operações da capital.

Esses totens funcionavam como linha direta com a Guarda Civil Municipal e foram instalados no Carnaval de 2020. Mas foram desativados logo em seguida e não chegaram a ser usados na folia deste ano.

(Fernando Michel / Hoje em Dia)

(Fernando Michel / Hoje em Dia)

Em BH, segundo dados da Polícia Militar, foram registrados 5408 furtos apenas em dezembro de 2022. Esse tipo de crime poderia ser motivo para acionamento do botão de emergência na Pampulha e na Savassi, mas a população perdeu esse importante aliado.

"O totem de segurança funcionava como um telefone direto para que a população pudesse solicitar orientações, ajuda ou obter informações turísticas. As câmeras presentes no equipamento, além de identificar quem o estava acionando, também permitia a visualização de todo o entorno do totem, ampliando a capacidade de monitoramento por câmeras na cidade”, informou a assessoria da PBH.

Segundo a Prefeitura, apesar de o botão estar desativado, as câmeras ainda funcionam. "As imagens captadas pelas câmeras dos totens estão sendo utilizadas pelo Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH) no monitoramento das atividades de fiscalização, limpeza urbana e de segurança da cidade".

Apesar de terem virado estruturas de "enfeite", elas foram adquiridas sem custo para os cofres públicos, de acordo com o Executivo municipal. Os totens faziam parte de um projeto-piloto para instalação desse tipo de tecnologia na capital.

Na resposta encaminhada ao Hoje em Dia, a PBH não informou a razão para a desativação dos botões de emergência.

Leia mais:

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por