Tradição: dezenas de fiéis se reúnem no Centro de BH para montar tapetes de serragem

Malú Damázio
20/06/2019 às 12:13.
Atualizado em 05/09/2021 às 19:12
 (Malú Damázio / Hoje em Dia)

(Malú Damázio / Hoje em Dia)

Os tradicionais tapetes de serragem do feriado de Corpus Christi estão sendo montados nas igrejas São José e Boa Viagem, no Centro de Belo Horizonte nesta quinta-feira (20). O trajeto entre os dois templos católicos, passando pela avenida Afonso Pena e pela rua dos Timbiras, será preenchido com 20 figuras feitas de serragem, café e sal.

Cada igreja é responsável por confeccionar dez tapetes. Na São José, 160 voluntários trabalham para criar as imagens antes da procissão da Via Sacra, prevista para as 16 horas. Foram utilizados 229 sacos de serragem, 19 de café e 350 kg de sal. 

Esta é a primeira vez que o contador Yuri Barcelos, de 25 anos, participa da montagem. "Todo ano já faço a encenação da Paixão de Cristo. Como fui criado dentro da igreja, resolvi ajudar também no Corpus Christi. É muito bom ter esse espírito de comunidade e a sensação de pertencimento", conta.

Na igreja São José os 40 degraus da entrada já estão cobertos com as cores da serragem. A fonoaudióloga Adriana Rocha, de 44 anos, aproveitou o feriado para levar o marido e o filho para acompanhar a montagem. "Viemos ver os tapetes, que estão lindos. Mais tarde, vamos participar da procissão", diz. 

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por