Entre as alterações está a liberação do tráfego no viaduto Paulo Mendes Campos
Vejas mudanças na região (PBH / Divulgação)
Motoristas que passarem próximo à estação São Gabriel, na região Nordeste de Belo Horizonte, a partir da próxima segunda-feira (26), devem ficar atentos para mais mudanças que vão ocorrer no trânsito devido a obras da Prefeitura. Haverá alteração na circulação de vias, liberação de acesso a um viaduto e desativação de pontos de ônibus, além da instalação de semáforos.
As medidas se devem a mais uma etapa das obras de requalificação da Praça das Águas, entre os bairros Vila Suzana e Primeiro de Maio. As intervenções visam evitar alagamentos na região ao acumular águas pluviais durante as fortes chuvas. Agentes da BHTrans estão atuando na região, orientando motoristas e usuários do transporte coletivo. Confira as intervenções:
O ponto de embarque e desembarque localizado em frente à Estação São Gabriel (Avenida Cristiano Machado, 6.721), no sentido Centro, será desativado temporariamente. Segundo a PBH, a medida foi tomada para aumentar a segurança de passageiros. Cartazes estão afixados.
Desde 15 de maio estão sendo executadas a terraplanagem e a pavimentação em vias do entorno da estrutura hidráulica (caixa de captação), localizada na Avenida Cristiano Machado, 7.035, Bairro Vila Suzana/Primeiro de Maio.
A implantação da Praça das Águas faz parte do conjunto de obras que visam otimizar o sistema de macrodrenagem do Ribeirão Pampulha. Trata-se da implantação de estrutura hidráulica (caixa de captação) na confluência do Ribeirão Pampulha com o Córrego Cachoeirinha, com capacidade de armazenar 27 milhões de litros d'água, três vezes mais que a caixa de captação da Avenida Vilarinho.
Segundo a PBH, o objetivo desta estrutura é captar e amortecer as águas vindas do Ribeirão Pampulha e Córrego Cachoeirinha e direcioná-las para o Ribeirão do Onça, de modo a reduzir alagamentos na Avenida Cristiano Machado, próximo à Estação São Gabriel.
Já apresentando funcionalidade neste último período chuvoso ao acumular águas pluviais durante eventos de fortes chuvas, a previsão de conclusão da Praça das Águas é para o 1º semestre de 2026. Os trabalhos são supervisionados pela Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) e o investimento é de cerca de R$ 68 milhões com recursos provenientes de financiamento junto à CEF e recursos próprios da Prefeitura.
* Com informações da PBH