Viaduto Paulo Mendes Campos, que liga a avenida Cristiano Machado à estação será totalmente interditado
De acordo com a PBH, será necessária a interdição total do viaduto Paulo Mendes Campos, para integração com a nova pavimentação (Divulgação / PBH)
O trânsito na região da Estação São Gabriel, na região Norte de Belo Horizonte, será alterado a partir desta quinta-feira (15). As intervenções serão realizadas devido às obras na Praça das Águas, no bairro Vila Suzana (Primeiro de Maio) para evitar alagamentos na região ao acumular águas pluviais durante as fortes chuvas.
Faixas e cartazes foram afixados e panfletos distribuídos orientando motoristas e usuários do transporte público sobre as mudanças na região. Agentes da BHTrans e da Sumob vão orientar sobre as rotas e desvios programados.
Com a intervenções no viaduto, as linhas municipais 503, 705, 706, 707, 708, 62, 66, 6030 e 9503 vão utilizar os desvios. As linhas 62, 66, 6030 e 9503 terão o ponto de ônibus desativado em frente à estação São Gabriel e será criado um ponto provisório na Avenida Cristiano Machado, com viaduto Fernando Sabino (viaduto do Anel Rodoviário), no sentido bairro/Centro.
A partir desta quinta-feira (15), serão executadas a terraplanagem e a pavimentação em vias do entorno da estrutura hidráulica (caixa de captação), localizada na Avenida Cristiano Machado, 7.035, Bairro Vila Suzana/Primeiro de Maio.
Para garantir a segurança dos usuários e a eficiência na execução dos serviços previstos, será necessária a interdição total do viaduto Paulo Mendes Campos, para integração com a nova pavimentação.
De acordo com a Prefeitura de BH, a implantação da Praça das Águas faz parte do conjunto de obras que visam otimizar o sistema de macrodrenagem do Ribeirão Pampulha. Trata-se da implantação de estrutura hidráulica (caixa de captação) na confluência do Ribeirão Pampulha com o Córrego Cachoeirinha, com capacidade de armazenar 27 milhões de litros d'água, três vezes mais que a caixa de captação da Avenida Vilarinho.
O objetivo desta estrutura é captar e amortecer as águas vindas do Ribeirão Pampulha e Córrego Cachoeirinha e direcioná-las para o Ribeirão do Onça, de modo a reduzir alagamentos na Avenida Cristiano Machado, próximo à Estação São Gabriel.
* Com informações da PBH