O perfil 'Brazil Earthquakes | Terremotos no Brasil', no X apontou que os tremores teriam magnitudes entre 2,8 e 3,2 graus na Escala Richter
Moradores de várias cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte relataram ter sentido um forte barulho seguido de tremores de terra na noite desta terça-feira (16) e na madrugada de quarta-feira (17). Os relatos, compartilhados nas redes sociais, apontam que os abalos foram sentidos em áreas de Belo Horizonte, Contagem, Ribeirão das Neves, Esmeraldas e Betim.
De acordo com o perfil 'Brazil Earthquakes | Terremotos no Brasil', no X (antigo Twitter), os tremores teriam magnitudes entre 2,8 e 3,2 graus na Escala Richter. O perfil informou que o primeiro abalo ocorreu por volta das 22h de terça-feira, e o segundo, por volta das 2h30 da manhã de quarta-feira.
Em Belo Horizonte, os tremores foram percebidos no bairro Alípio de Melo, na região da Pampulha. Em Contagem, houve relatos nos bairros Alvorada, Estâncias Imperiais e Nova Contagem. Já em Ribeirão das Neves, os moradores sentiram o tremor nos bairros Veneza, Vereda e Santa Matilde, enquanto em Betim, os relatos se concentraram no bairro Icaivera. A cidade de Esmeraldas também teve relatos de moradores que sentiram os abalos.
Apesar dos relatos, até o momento da publicação desta reportagem, o Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP) e o Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB) não haviam registrado oficialmente os eventos.
O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais (CBMMG) informou que não recebeu nenhum chamado relacionado aos tremores. A Defesa Civil Estadual também confirmou que, até o momento, não há registros de danos estruturais em imóveis ou de pessoas feridas, mas que recebeu inúmeros relatos sobre a sensação dos tremores.
A Defesa Civil aguarda os relatórios técnicos da USP e da UnB, previstos para serem divulgados nesta quarta-feira, para determinar se os tremores foram causados por fatores naturais, como falhas geológicas, ou por algum tipo de explosão.