Três máquinas caça-níqueis foram apreendidas dentro de um bar na madrugada desta segunda-feira (7) em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A Polícia Militar (PM) informou que o proprietário do estabelecimento, de 60 anos, acabou sendo detido.
Após denúncia anônima, policiais militares foram até a rua 23 no bairro Milanês, onde no Bar do Alemão estaria sendo praticado o jogo de azar. No local, os policiais encontraram as três máquinas, que foram apreendidas.
Ainda segundo a polícia, não foi a primeira vez que o dono daquele estabelecimento é detido praticando este tipo de crime. Ele foi levado a 6° Delegacia de Contagem.
Crime
Em julho, de 2012, a exploração de máquinas caça-níqueis e de jogo do bicho passou a ser considerado crime de lavagem de dinheiro. O Diário Oficial da União publicou a nova lei de combate à lavagem de dinheiro no dia 10 de julho. A medida foi sancionada sem vetos pela presidente Dilma Rousseff. A nova lei amplia os tipos de crimes que poderão ser enquadrados como lavagem de dinheiro.
Antes, prevalecia no Brasil a legislação de 1998 que considerava lavagem de dinheiro apenas a maquiagem de recursos ligados ao tráfico, ao terrorismo ou à crimes contra a administração pública. As penas, entre três e dez anos de reclusão, foram mantidas, com a possibilidade de serem elevadas em até dois terços, em caso de reincidência. Com a nova lei, a multa máxima que era de R$ 200 mil passou foi multiplicada em cem vezes, passando para R$ 20 milhões.