Crianças de Teófilo Otoni e Nanuque, no Vale do Mucuri; Governador Valadares, no Vale do Rio Doce; e em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, ganharam presentes confeccionados por detentos. (Sejusp / Divulgação)
Milhares de crianças em situação de vulnerabilidade social em cinco cidades mineiras ganharam um presente bem especial: brinquedos produzidos por detentos do Sistema Prisional do estado.
Segundo o governo de Minas, houve entregas em:
Grande parte destes brinquedos foi produzida na marcenaria da Penitenciária Nelson Hungria, em Contagem, na região metropolitana. A unidade emprega mão de obra de presos capacitados para confeccionar produtos, reaproveitando madeira apreendida ou que seria descartada por empresas.
Outras três unidades que também têm oficinas de marcenaria e fabricaram brinquedos são:
Sul de Minas
Leste do estado
Grande parte destes brinquedos foi produzida na marcenaria da Penitenciária Nelson Hungria, em Contagem, na região metropolitana. (Sejusp / Divulgação)
Muitos brinquedos percorreram grandes distâncias, como foi o caso dos presentes entregues para a Câmara Municipal de Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri, feitos em Lavras, no Sul do estado.
A produção e o transporte dos brinquedos foram possíveis por meio de parcerias com o Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG).
“A produção de brinquedos pelos presos e a solidariedade das instituições parceiras nas doações representam a construção de um trabalho da Polícia Penal de Minas Gerais para além dos muros”, ressaltou o diretor-geral do Depen-MG, Rodrigo Machado.
Itens confeccionados em marcenarias de unidades prisionais foram doados a crianças em situação de vulnerabilidade social (Sejusp / Divulgação)
Policiais penais da Penitenciária de Governador Valadares I (Francisco Floriano de Paula) fizeram a entrega de 350 brinquedos para crianças da Escola Municipal Professor Daniel Alves Ajudarte, no último dia 7.
Havia carrinhos em madeira, e bonecas adquiridas com verba do Conselho Comunitário de Segurança Pública (Consep) do município. O evento contou ainda com a participação de animadores infantis para deixar a festa mais especial.
“Conseguimos despertar o sorriso das crianças durante a entrega e os indivíduos privados de liberdade ficam entusiasmados, por se sentirem produtivos”, relata o diretor de Humanização do Atendimento da Penitenciária de Governador Valadares I, Eduardo da Rocha Caire Júnior.
Filhos de detentos do Presídio de Vespasiano, na Região Metropolitana de Belo Horizonte; do Presídio de Uberlândia I (Jacy de Assis), no Triângulo Mineiro; e da Penitenciária de Governador Valadares I também receberam brinquedos.
Leia mais