Três munícipios do Espírito Santo estão em estado de alerta

Hoje em Dia
08/11/2015 às 10:10.
Atualizado em 17/11/2021 às 02:23
 (Arquivo Hoje em Dia)

(Arquivo Hoje em Dia)

Pelo menos três municípios do Espírito Santo estão em estado de alerta por causa do acidente nas barragens da mineradora Samarco, em Mariana, na região Central de Minas Gerais. A previsão das autoridades capixabas é que a lama que corre pelo rio Doce chegue ao estado entre a noite deste domingo e a madrugada de segunda-feira.

A enxurrada de resíduos de mineração deve passar primeiro no município de Baixo Guandú, na região noroeste capixaba. Em seguida, na madrugada de segunda-feira, deve atingir o trecho do rio que passa pela cidade de Colatina e, por fim, deve chegar a Linhares na tarde de segunda. O nível do rio Doce pode subir entre 1,5m e 2m de altura.

No Espírito Santo não há grande risco de enchente porque o estado vive uma das piores secas da história. A dificuldade maior será garantir o abastecimento de água. O governador Paulo Hartung emitiu um comunicado dizendo que a preocupação maior era com a população ribeirinha.

Confira o texto:

"Estamos trabalhando para diminuir os impactos da onda de lama que vai atingir o rio Doce capixaba nas próximas horas. Na última quinta-feira, em um acidente gravíssimo, duas barragens se romperam no município de Mariana, em Minas Gerais, e provocaram uma enchente de grandes proporções no local, com gravíssimas consequências. Já mobilizamos uma equipe do Estado, que segue para Colatina no início da tarde. Estamos com link direto com o Governo de MG, nossas equipes já estão trabalhando juntas, e também estamos organizando localmente com as prefeituras de Linhares, Baixo Guandu e Colatina a passagem dessa onda pelo ES. Hoje de manhã, reunimos as áreas de Meio Ambiente, Defesa Civil, Cesan e de relação com as Prefeituras. Também chamamos a EDP, que opera Mascarenhas. Uma das nossas preocupações é com a população ribeirinha. As margens do Doce nesses municípios precisa ser desocupada! O abastecimento de água, especialmente de Colatina, também passará por problemas, porque a captação é feita no Rio Doce. Ainda hoje, 14h, em Colatina, será feita uma reunião com as prefeituras. Teremos um plano de emergência! A nossa área ambiental já está estudando junto com a de Minas as providências para os impactos ao meio ambiente. Mas, agora, o mais importante é que, repito, quem mora ou está ocupando as margens do rio Doce em Colatina, Baixo Guandu e Linhares, desocupe a área! Vamos enfrentar esse desafio com coragem, determinação, disciplina e organização! Conto com todos os capixabas!"

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por