A média de chuva esperada para o primeiro mês do ano é de 330,9 mm
(Fernando Michel/ Hoje em Dia)
As regionais Barreiro, Pampulha e Centro-Sul de Belo Horizonte já registraram quase todo o volume de chuvas esperado para o mês de janeiro, conforme balanço divulgado pela Defesa Civil na manhã desta quinta-feira (18).
A regional Centro-Sul lidera a lista com 323,0 mm registrados, o que representa 97,6% do esperado para o mês. Em seguida, Pampulha, com 321,0 mm (97,0%), e Barreiro, com 320,8 mm (96,9%).
Na noite desta quarta-feira (17), em apenas 2h, a regional da Pampulha, registrou 81,2 mm de chuva, 24,5% do total esperado para todo o mês. O temporal alagou ruas, derrubou árvores e destelhou casas. A regional está sob alerta de risco geológico até a próxima terça-feira (23).
Veja o acumulado de chuvas do mês, até esta quinta (18):
Nesta quinta, a previsão meteorológica indica que o dia será de céu parcialmente nublado com pancadas de chuva, raios e rajadas de vento ocasionais, a partir da tarde. A temperatura mínima foi 19 °C, a máxima estimada é 33 °C e a umidade relativa mínima do ar de 45%.
Índice pluviômetro
Pelos padrões da Organização Meteorológica Mundial (OMM), a unidade de medida de precipitação é o milímetro (mm). A escolha se deve a razões práticas: 1 mm de espessura corresponde a 1 litro de água em um espaço de 1 metro quadrado.
Portanto, a medida em milímetros apontada nas previsões de tempo ou nos relatórios sobre chuvas considera que cada unidade corresponde a 1 litro em uma área de 1 metro quadrado.
Uma chuva de 10 mm corresponde a 10 litros de água em uma superfície plana de 1 metro quadrado. Dentro desse conceito deve-se considerar: