Em BH, upas Centro-Sul e Leste são alvos da ação
Na capital, a operação ocorre na Upa Leste (foto) e Centro-Sul (Fernando Michel / Hoje em Dia)
O Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG) realiza, nesta terça-feira (5), uma operação de auditoria em unidades de saúde de 12 municípios mineiros. O objetivo é fiscalizar a prestação dos serviços de saúde em várias regiões do Estado.
A auditoria verificará 11 eixos temáticos, incluindo estrutura, recursos humanos e qualidade do atendimento. Os municípios foram selecionados com base em critérios como número de óbitos e quantidade de médicos.
Segundo o coordenador de Auditorias dos Municípios, Thiago Henrique da Silva, cerca de 70% da população mineira depende exclusivamente da saúde pública e, por isso, o TCE quer avaliar eixos temáticos ao longo do trabalho.
“Todas essas informações serão tabuladas, e num segundo momento de fiscalização iremos acompanhar o que foi resolvido nestas unidades de saúde e quais são as justificativas dos gestores para aqueles problemas, em busca do saneamento. Já os casos mais graves serão processuais, com representações podendo ser até expedidas pelas autoridades da casa”, explicou o coordenador.
Os resultados serão tabulados e, em um segundo momento, o TCE avaliará as medidas adotadas para resolver problemas identificados. Casos graves serão processuais.
Para selecionar as instituições fiscalizadas foram usados dois critérios: o número de óbitos em proporção as internações e quantidade de médicos em relação aos atendimentos.
"A partir do momento que o auditor detectar alguma irregularidade, de dentro do hospital ele irá preencher um questionário eletrônico, que automaticamente será encaminhado a uma sala de controle montada no TCE mineiro. Estes dados, inclusive, poderão ser acessados em tempo real por qualquer cidadão", detalhou o TCE.
O resultado pode ser conferido neste link.
A operação cobre diferentes regiões do estado e abrange hospitais e UPAs nos municípios abaixo: