Para a CDL/BH, valores injetados na economia da capital podem chegar a milhões
(Duda Bairros)
O setor de comércio e serviços está otimista com o BH Stock Festival. Segundo estimativa da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), turistas que visitarem a capital podem gastar de R$ 200 a R$ 1.000 por dia durante o evento, de 15 a 18 de agosto.
De acordo com o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva, toda a cadeia econômica da capital será beneficiada, com a injeção de receita na economia, beneficiando o setor de comércio e serviços.
O evento será realizado no entorno do Mineirão, na região da Pampulha, e promete impacto superior a R$ 250 milhões na economia por ano. Além do impacto direto na economia, a expectativa é de que o BH Stock Festival possa implicar em um ganho de até 0,08% no Produto Interno Bruto (PIB) da capital mineira já no primeiro ano de realização do evento.
O evento também tem o poder de garantir visibilidade nacional e internacional para Belo Horizonte e atrair um grande número de turistas e de belo-horizontinos que vão movimentar a economia durante esses dias. “Estamos colocando Belo Horizonte no mapa do circuito automobilístico mundial, com transmissão para vários países. Esta corrida vem agregar a outros eventos da capital, como Carnaval, Natal e Réveillon, que movimentam toda a economia”.
De acordo com a organização do BH Stock Festival, durante os quatro dias do evento, cerca de 80 mil pessoas devem comparecer na região do entorno do Mineirão. Além deste público, os organizadores projetam a transmissão do evento para 157 países. Segundo o diretor executivo do evento, Sérgio Sette Câmara, toda essa mobilização potencializa o setor de turismo e atrai novos investimentos também para a modalidade esportiva.
Na opinião de Marcelo de Souza e Silva, a realização do BH Stock Car Festival em Belo Horizonte é uma oportunidade para atrair novos investimentos para a cidade. “O mundo do automobilismo é cercado de grandes empresas e muitas delas conhecem pouco a capital mineira. Então, é a hora de mostrarmos Belo Horizonte para o país e para o mundo”, afirma. O dirigente acrescenta, ainda, que esta é uma oportunidade para a promoção de Belo Horizonte como um destino turístico e de negócios.