(Alessandra Mendes)
Que o Carnaval de Belo Horizonte foi um sucesso não há dúvidas. Prova disso é que a folia momesca rendeu à capital R$ 54,7 milhões. O dado foi divulgado nesta terça-feira pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur), que realizou levantamento junto com a Belotur.
A pesquisa revelou que, em média, cada visitante gastou R$ 569,83 durante os dias de evento. O valor é 233,5% acima do contabilizado em 2015. Além dos belo-horizontinos, aproximadamente 96 mil pessoas e outras cidades vieram curtir a festa na cidade.
De acordo com a estudo, dos visitantes, 61% vieram do interior de Minas, seguidos de São Paulo, Espírito Santo e Rio de Janeiro, com 14,6%, 6,1% e 4,9%, respectivamente. Além disso, 3,7% dos visitantes vieram do exterior.
Para os entrevistados, o destaque do Carnaval de BH foram os blocos de rua. Em segundo lugar ficou o público e em terceiro a animação das pessoas.
A pesquisa foi realizada entre os dias 6 e 9 de fevereiro, quando 493 questionários foram aplicados, em oito blocos de rua. O estudo possui uma margem de erro de 4,4%.
Público
O levantamento mostrou, ainda, que 12,7% dos entrevistados afirmaram fazer parte da comunidade LGBT. O Carnaval se destacou, também, por atrair pessoas de diversas faixas de renda.
Em média, os foliões deram nota 6,7 para a festa na capital, em uma escala que ia até 10. A maioria esmagadora, 96,8% dos moradores e 93,6% dos visitantes, pretendem participar de uma próxima edição do evento em BH.