UFSJ questiona adiamento de Enem na universidade após desocupação

Da Redação
horizontes@hojeemdia.com.br
03/11/2016 às 18:32.
Atualizado em 15/11/2021 às 21:30

O Ministério da Educação (MEC) decidiu adiar o Exame Nacional do Ensino Médio nas escolas, universidades e institutos federais ocupados por estudantes mas, antes, deu a eles um prazo para deixar os locais, que terminou na última  segunda-feira (31). Sabendo disso, a maioria das ocupações foram mantidas, no entanto, alguns deles decidiram atender ao pedido e deixaram os espaços livres para a realização da prova.

A Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), por exemplo, decidiu liberar os campi para o exame. No entanto, em nota publicada no site da instituição nesta terça-feira (1º), demostra surpresa com a decisão do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em adiar o Enem em cinco dos seis campi da UFSJ cadastrados para as provas. 

A reitoria afirma que os estudantes que integram o movimento “Ocupa na Reitoria”, em reunião com a direção da UFSJ e com a coordenação do Enem, concordaram em se deslocarem para um local onde não haveria aplicação de provas.

Além disso, ainda segundo informações da nota, os responsáveis pela realização do Enem em São João del-Rei foram comunicados sobre a desocupação dos espaços e que a coordenadora Conceição Silveira, inclusive, visitou um dos campi na segunda-feira (31) e observou que o local tinha condições para aplicação das provas estavam asseguradas.

“A UFSJ reitera que todos os seus espaços estão disponíveis para que o Inep realize a aplicação do Enem no próximo fim de semana, conforme planejado, e que mesmo nos dois campi ocupados, os estudantes não estão alojados nas áreas de realização das provas e que continua com suas salas de aula e demais dependências à disposição do Inep para os dias 5 e 6 de novembro”, diz a nota.

O Inep, por sua vez, afirmou, por meio de assessoria, que a decisão de cancelamento das provas na UFSJ será mantida e que a questão será esclarecida em coletiva de imprensa, nesta sexta-feira (4). 

Confira a nota na íntegra:

"A Universidade Federal de São João del-Rei se mostra surpresa com a decisão do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em adiar a realização das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em cinco dos seis campi da UFSJ cadastrados para as provas. O único campus da instituição onde ocorrerão provas no próximo fim de semana será o de Sete Lagoas. A Universidade informa que todos os campi têm condições plenas de realização do Enem, porém o Instituto arbitrou para os dias 3 e 4 de dezembro de 2016 a realização das provas nos três campi de São João del-Rei, no Alto Paraopeba e em Divinópolis.

Segundo o Inep, a decisão se deu em razão das ocupações em campi da UFSJ e de outras instituições de ensino. Contudo, a Universidade afirma que todas as medidas foram tomadas para que as provas pudessem acontecer normalmente nos espaços desta Federal. Os estudantes que integram o movimento Ocupa na Reitoria, em reunião com a direção da UFSJ e com a coordenação do Enem em São João del-Rei, se mostraram solidários à realização do Exame Nacional, concordando em se deslocarem para área onde não haveria aplicação de provas no Campus Santo Antônio (CSA), o mesmo ocorrendo em Divinópolis, no Campus Centro-Oeste Dona Lindu (CCO), dois únicos campi com ocupação de alunos.

A UFSJ reitera que todos os seus espaços estão disponíveis para que o Inep realize a aplicação do Enem no próximo fim de semana, conforme planejado, e que mesmo nos dois campi ocupados, os estudantes não estão alojados nas áreas de realização das provas e que continua com suas salas de aula e demais dependências à disposição do Inep para os dias 5 e 6 de novembro.

Os responsáveis pela realização do Enem em São João del-Rei foram comunicados da disponibilidade, garantida pela Reitoria, de todos os espaços da UFSJ para aplicação das provas neste próximo fim de semana. Os demais campi - Alto Paraopeba, Dom Bosco e Tancredo Neves - não apresentam quaisquer questões que justifiquem o adiamento das provas, assim como o Campus Sete Lagoas, mantido pelo Inep no cronograma de novembro.

A Reitoria da Universidade Federal de São João del-Rei informa ainda que a coordenadora local do Enem, Conceição Silveira, visitou o CSA na segunda-feira, 31 de outubro, e observou que, com base nas medidas tomadas pela instituição, as condições para a aplicação das provas estavam asseguradas, já que os alunos seriam alojados na biblioteca, fora da área de aplicação das provas, fato imediatamente comunicado ao Inep."

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por