Temperatura mínima registrada foi de 11ºC
(Valéria Marques/Hoje em Dia)
Belo Horizonte amanheceu nesta sexta-feira (18) com termômetros marcando baixas temperaturas, registrando uma mínima de 11°C. De acordo com a Defesa Civil Municipal, a previsão para o dia é de céu claro, com a atenção voltada para a possível formação de névoa seca, especialmente durante a tarde na capital mineira.
Apesar do frio sentido no início da manhã e esperado para a noite, a temperatura máxima deve alcançar os 27°C ao longo do dia. Contudo, o tempo seco exige cuidados redobrados com a saúde, já que a umidade relativa do ar deve atingir níveis preocupantes, em torno de 25% durante a tarde.
A OMS considera um estado de alerta quando a umidade relativa do ar fica abaixo de 30%, índice que a capital mineira deve registrar nesta tarde. A condição climática exige atenção redobrada da população, especialmente no que diz respeito à saúde. A faixa de umidade ideal para o bem-estar humano, segundo a OMS, varia entre 40% e 60%, sendo fundamental para o bom funcionamento do organismo e para minimizar o risco de doenças respiratórias.
A Defesa Civil de Belo Horizonte já havia emitido um alerta de tempo seco que se estende até o próximo domingo (20). Segundo o órgão municipal, a atuação de uma massa de ar seco manterá os índices de umidade relativa do ar em torno de 30% nas tardes da capital, pelo menos até as 18h do domingo.
Para enfrentar o período de ar seco, a Defesa Civil reforça as seguintes recomendações à população:
Os moradores da capital podem receber os alertas de risco de chuvas fortes, granizo, tempestades, vendavais, alagamentos, risco de deslizamentos de terra e outros fenômenos meteorológicos pelo Canal Público do WhatsApp: https://bit.ly/DefesaCivilBH
A população também pode acompanhar os alertas e as recomendações da Defesa Civil por SMS. Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem de texto com o CEP da sua rua para o número 40199 e uma mensagem de confirmação será enviada na sequência. O serviço não tem custo.
Pelas redes sociais os alertas podem ser acompanhados por meio do Instagram, X, Facebook e pelo canal público do Telegram no endereço: defesacivilbh.