(Corpo de Bombeiros de Minas Gerais / Divulgação)
A 3ª Companhia do Corpo de Bombeiros de Diamantina, na região Central de Minas Gerais, será elevada a unidade independente. A proposta é, com a mudança, melhorar a qualidade e agilizar o atendimento à população. A solenidade que efetiva a alteração de status será realizada hoje, às 10h, no município.
A unidade está instalada em um terreno de 3.060 metros quadrados, pertencente à Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima (RFFSA), no bairro Dom João.
Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros em Diamantina, capitão Andrey Márcio Gomes, a nova condição confere autonomia aos trabalhos.
Até então, a unidade era dependente do 7º Batalhão de Montes Claros, no Norte do Estado, que, por sua vez, levava as demandas ao 4º Comando Operacional daquela cidade. “Agora vamos direto a este último. Muda também a nossa capacidade de atendimento, com mais viaturas”, comenta o oficial.
O número de bombeiros sobe de 60 para 78 – um acréscimo de 23%. O atendimento também será ampliado, porque a companhia passa a ser responsável pelos pelotões de Pirapora e Curvelo, na região, abrangendo 31 cidades. A quantidade de viaturas vai a 29.
Formação
A elevação administrativa também marca o início de uma parceria com a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), que tem campus no município histórico. A ideia é que parte dos servidores da instituição de ensino receba formação como brigadista, contribuindo para dar resposta rápida em primeiros socorros, princípio de incêndio e pânico.
“É uma capacitação totalmente gratuita que pretendemos ampliar para outros órgãos públicos e empresas privadas. A partir de agora aumenta também a nossa capacidade de fiscalização, treinamento, análise de projetos e vistorias de liberação para as edificações”, explica Andrey Gomes.
Estratégia
A elevação da companhia de Diamantina integra o Plano de Comando 2015-2026, implementado pela corporação com o objetivo de alterar administrativamente algumas unidades, além de reforçar os locais com efetivo e equipamentos.
O planejamento também permite a chegada do órgão a novas cidades. A estratégia se dá com a instalação de pelotões ou postos avançados, que são estruturas menores, mas com capacidade de atendimento às demandas da população.
Três postos serão inaugurados nas próximas semanas. Em 3 de julho, em Bom Despacho, na região Centro-Oeste, será aberta a 70ª unidade do Corpo de Bombeiros em Minas. Dois dias depois, será a vez de Salinas, no Norte, receber uma nova unidade.
Já no dia 7 será implantado o posto avançado de Almenara, no Vale do Jequitinhonha.
Plano
No fim de 2014, o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais tinha 58 unidades nos 17 territórios de desenvolvimento. Hoje são 69 e até o início de julho serão 72 frações com atendimento regional, número superior ao planejado pela instituição para 2018.
Em relação a 2026, último ano do Plano de Comando em vigor, a corporação terá chegado a todos os municípios do Estado com população superior a 30 mil habitantes. Contudo, há possibilidade ainda de atender localidades que tenham mais de 15 mil moradores.
Para tornar possíveis as elevações e a expansão sem novas contratações, o Executivo trabalha com reestru-turação administrativa, deslocando mais pessoal para o trabalho operacional.