(Lucas Prates/ Hoje em Dia)
Municípios mineiros onde não há unidades fixas para doação de sangue vão receber a visita de um ônibus da Fundação Hemominas equipado para realizar cerca de 60 coletas por dia. O veículo foi entregue nesta segunda-feira (30) à instituição e irá transitar por diversas cidades.
De acordo com Fundação Hemominas, o estoque dos tipos sanguíneos O+ (positivo), O- (negativo) e B- (negativo) estão em nível crítico. Além deles, há estado de alerta no nível de estoque do tipo A- (negativo).
A ideia de rodar as cidades mineiras visa aumentar a capacidade de coleta, que sofreu com os impactos da pandemia da Covid-19. "Temos um estoque bem reduzido e, agora, com esse ônibus, vamos aumentar o número de bolsas coletadas", explica o secretário de Estado da Saúde, Fábio Baccheretti. A expectativa é que mais cinco ônibus sejam integrados à frota em breve.
Nas cidades, segundo o secretário, o ônibus ficará em locais de grande movimentação. Antes de cada doação, é feita uma entrevista com o doador. A coleta dura, em média, 15 minutos.
Além da doação de sangue, a unidade móvel também possibilita aos voluntários se cadastrar para a doação de medula óssea. O veículo terá capacidade de receber até quatro doadores simultaneamente.
O governador de Minas, Romeu Zema, destaca que o impacto positivo da unidade móvel vai além da doação e impacta apositivamente nas cirurgias eletivas. "Além das demandas de rotina, a ação vai ajudar o Opera Mais, programa criado para reduzir as cirurgias eletivas no estado para a quais os estoques de banco de sangue dentro da normalidade são fundamentais”, diz.
Veja imagens do veículo abaixo:
Leia mais
Brasil investiga dois casos suspeitos de varíola dos macacos; um no Sul e outro no Nordeste
Minas confirma 7.460 casos da Covid só nas últimas 24 horas