(Breno Pataro/PBH)
O governo Federal anunciou o repasse de R$ 182 milhões para 99 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) em todo o estado. Belo Horizonte receberá recursos para duas unidades, a UPA Leste e a UPA Odilon Behrens. O anuncio foi feito na noite da quarta-feria (14), durante solenidade no Palácio do Planalto.
O prefeito de Belo Horizonte e presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Marcio Lacerda, destacou que o repasse federal representa um reforço importante no orçamento da saúde nos municípios. “No caso de Belo Horizonte, em que temos duas unidades contempladas, significa a economia de aproximadamente R$ 1 milhão por mês. Essa ajuda é essencial também para as Santas Casas e para os hospitais filantrópicos, porque eles são parte importante do tripé do Sistema Único de Saúde (SUS) em todas as regiões do país”, disse.
Segundo o presidente da República, Michel Temer, é dever do Estado prestar um serviço público de qualidade. “A Constituição Federal estabelece a saúde como direito de todos e dever do Estado e diz que a saúde deve ser garantida também por meio de políticas econômicas apropriadas. Sem uma política fiscal responsável, a saúde não tem viabilidade financeira”, afirmou.