Uso de máscara nas arquibancadas do Mineirão seguirá sendo apenas recomendado (Mineirão / Divulgação)
Os estádios de futebol não serão afetados com a obrigatoriedade do uso de máscaras em lugares fechados em Belo Horizonte. A informação foi confirmada nesta segunda-feira (13) pela secretária municipal de saúde, Cláudia Navarro, que reforçou que o uso do item segue como recomendado nesses espaços.
Questionada sobre a possibilidade de retorno da obrigatoriedade de apresentação de comprovantes de vacinação ou de testes negativos para Covid-19 nos espaços, a secretária afirmou apenas que a exigência não está no protocolo.
A obrigação do uso de máscara também segue recomendada e não obrigatória em feiras ao ar livre, como a Feira Hippie.
Obrigatoriedade do uso de máscara
Conforme a secretária, um decreto será publicado no Diário do Oficial do Município (DOM) nesta terça-feira (14) oficializando a obrigatoriedade do uso de máscaras em lugares fechados. A medida deve se estender até o fim de julho.
"Valerá a partir de amanhã (terça). O decreto terá validade até 31 de julho, que nós acreditamos que seja quando teremos uma diminuição dos casos respiratórios. Mas todos os protocolos podem ser mudados. A princípio é até 31 de julho, mas não podemos garantir", afirmou a secretária de Saúde.
De acordo com ela, o município adotou a obrigatoriedade devido ao avanço de casos de Covid-19. “Os nossos protocolos são revistos diariamente e alterados conforme os dados epidemiológicos, baseado em evidências científicas. Neste momento, entendemos que devemos voltar com a obrigatoriedade do uso de máscaras em lugares fechados”, completou.