Presente de aniversário

UTI Pediátrica no Hospital João XXIII ganha 10 leitos e dobra capacidade de atendimento

Agência Minas
04/04/2023 às 14:38.
Atualizado em 04/04/2023 às 14:43
​Abertura da ala faz parte das comemorações de 50 anos do maior pronto-socorro de Minas Gerais (Cristiano Machado / Imprensa MG)

​Abertura da ala faz parte das comemorações de 50 anos do maior pronto-socorro de Minas Gerais (Cristiano Machado / Imprensa MG)

O Hospital de Pronto Socorro João XXIII, em Belo Horizonte, completa 50 anos nesta terça-feira (4) e ganhou 'de presente' dez novos leitos de UTI Pediátrica no Complexo Hospitalar de Urgência e Emergência - que também engloba o Hospital Infantil João Paulo II e Maria Amélia Lins.

Parte da nova ala foi visitada pelo governador Romeu Zema durante a manhã, abrindo as comemorações do cinquentenário da instituição. A programação, que se estende por todo o dia, ainda prevê a realização de um simulado de atendimento a múltiplas vítimas na porta da unidade.

Durante a sua visita, o chefe do Executivo estadual comemorou a abertura dos novos leitos e destacou o investimento realizado no hospital.

“Temos investimentos programados para o João XXIII, onde serão realizadas diversas melhorias, ampliação de leitos, como a que estamos vendo aqui, com mais dez leitos pediátricos. Além disso temos programado para este mês de abril um novo concurso público para a Rede Fhemig, que inclui o hospital João XXIII. Serão 1.800 vagas oferecidas. Com este número, estaremos ampliando o número de profissionais de saúde que prestam atendimento e avançaremos mais na saúde em Minas Gerais” disse.

Com esses novos leitos, será possível atender crianças com síndromes respiratórias graves causadas por vírus, durante os períodos de sazonalidade, com maior tranquilidade. As UTI Pediátricas estarão disponíveis para receber pacientes encaminhados pela Central de Regulação municipal.

A ala pediátrica foi equipada com ventiladores, camas elétricas, monitores e outros equipamentos que foram adquiridos devido a revisão e renovação de todo o parque tecnológico realizado pelo governo de Minas ao longo dos anos de 2019 a 2022. Os leitos foram testados e monitorados, e estarão prontos para funcionar já na próxima semana. 

“Com estes leitos, conseguiremos atender melhor à demanda que, neste período de sazonalidade, aumenta consideravelmente. Vale destacar que, além do João XXIII, estamos ampliando também os leitos de CTI pediátricos no interior. Foram mais de 60 leitos abertos recentemente”, explica o secretário de Estado de Saúde, o médico Fábio Baccheretti.       

Desta forma, neste outono, o Hospital João XXIII chega a 20 leitos de UTI pediátrica, além das 16 no Hospital Infantil João Paulo II. Ao todo, serão, no período, 104 de UTI (incluindo adulto) no Complexo Hospitalar de Urgência e Emergência (36 pediátricos e 68 adultos).

No Hospital João XXIII, por ano, cerca de 11 mil usuários atendidos são crianças de 0 a 11 anos, que chegam principalmente por motivos clínicos e ingestão ou aspiração de corpos estranhos. Este, inclusive, é o terceiro tipo mais frequente de casos isolados atendidos no HPS – em 2022, foram 4.315. Acidentes como esses ocorrem principalmente em ambientes domésticos.


 

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por