(Freepik)
Com uma semana de atraso, Belo Horizonte vai começar a proteger também a população de 70 anos ou mais contra a Covid-19 aplicando a vacina bivalente, capaz de barrar as cepas já identificadas do coronavírus, incluindo a variante Ômicron, responsável pela última onda de infecção registrada no país. A imunização começa na próxima segunda-feira.
O grupo de idosos integra a primeira fase da nova campanha de imunização, iniciada há cinco dias. No entanto, sem doses suficientes no estoque, Belo Horizonte priorizou a faixa etária de 80 e os imunossuprimidos maiores de 12 anos.
A nova remessa, com 100 mil imunizantes da Pfizer, chegou nessa sexta-feira à capital. A entrega foi feita pelo Ministério da Saúde.
A vacinação vai ocorrer em 143 Centros de Saúde da cidade, deixando de fora unidades onde acontece a vacinação infantil. Veja aqui lista completa de locais.
Requisitos
Para receber a bivalente é preciso ter concluído, pelo menos, o esquema primário completo de duas doses com as vacinas monovalentes, respeitando o intervalo mínimo de quatro meses da última dose de vacina contra Covid-19 (monovalente) recebida.
Os idosos com 70 anos ou mais devem apresentar documento de identidade com foto e CPF, além do cartão de vacinas. Eles não podem ter apresentado sintomas da Covid nos últimos 30 dias.
Calendário
Os próximos na fila em Belo Horizonte para receber a bivalente são os moradores de 60 a 69 anos e as gestantes e puérperas.
Leia mais: