Haverá reforço nas viagens, com estações de integração do Move e BHBUS funcionando 24h por dia
Usuários que optarem pelo transporte por aplicativos credenciados na capital devem planejar bem as viagens, pois os veículos não poderão acessar as áreas de desfiles de blocos (PBH/Divulgação)
O transporte público será reforçado em Belo Horizonte durante o Carnaval. Serão 8,1 mil viagens extras nos dias da folia, com 285 linhas operando pela cidade até a Quarta-Feira de Cinzas. Clique aqui para informações sobre o quadro de horários e o itinerário.
Segundo a Prefeitura de BH, o reforço de viagens também acontecerá à noite. Na quarta-feira de cinzas, os quadros de horários também serão reforçados com a oferta de 20 mil viagens.
As linhas alimentadoras das estações São Gabriel, Vilarinho, Venda Nova, Pampulha, Diamante e Barreiro estarão preparadas para atender o fluxo de passageiros. Toda a operação será monitorada 24 horas pelo Centro Integrado de Operações da Prefeitura (COP-BH), garantindo ajustes da demanda de viagens das linhas e de passageiros.
Conforme a PBH, no sábado de Carnaval (1º), o esquema de transporte estará preparado para atender os trabalhadores e quem vai curtir a folia. As linhas do transporte coletivo municipal serão desviadas a partir do começo da madrugada de sábado e, às 10h, será iniciada a operação para interditar as vias da área central, onde trechos serão reservados para os desfiles dos blocos.
Mais de 200 pontos de ônibus serão desativados dentro das áreas reservadas para os desfiles dos blocos. Cartazes estão sendo implantados nos pontos interditados informando aos usuários os locais de embarque mais próximos para cada uma das linhas.
Os cartazes foram confeccionados em um material plástico para resistir à chuva, mas é fundamental preservá-los, pois as informações são úteis para quem curte a folia e também para quem está trabalhando. O usuário do transporte coletivo também pode conferir essas mudanças sem sair de casa, clicando aqui.
Uma novidade neste ano é a possibilidade de conferir a localização dos ônibus em tempo real pelo Portal da PBH. Os passageiros podem acompanhar o deslocamento do veículo, visualizar pontos de parada e conferir a previsão de chegada em cada ponto.
Os foliões também podem fazer a recarga antecipada do Cartão BHBUS sem sair de casa no site da Transfácil ou pelo aplicativo BHBUS+.
As estações de integração do Move e BHBUS (Diamante, Barreiro, Venda Nova, Vilarinho e Pampulha) vão operar normalmente, 24 horas por dia. Já as estações de transferência das avenidas Cristiano Machado, Antônio Carlos, Pedro I e Vilarinho também ficarão abertas 24 horas no período do Carnaval, de 0h de sábado (1º) até 1h de quinta-feira (6).
As estações do Move Rio de Janeiro e São Paulo, na Avenida Santos Dumont, estarão fechadas no sábado (1º), das 4h às 11h59, em função dos desfiles de blocos na região da Avenida do Contorno (Praça Rui Barbosa). Nesse período, o atendimento será realizado nas estações do Move Tamoios e Carijós, na Avenida Paraná, que irão operar normalmente todos os dias. As estações Rio de Janeiro e São Paulo voltarão a operar a partir das 12h de sábado (1º).
A vigilância em todas as estações será reforçada, além do monitoramento permanente da Guarda Municipal e da Polícia Militar.
De acordo com a prefeitura, garantir o acesso à área hospitalar por meio do transporte coletivo é prioridade no plano de mobilidade para o Carnaval. A avenida Augusto de Lima será itinerário de 28 linhas em direção aos hospitais e a avenida Prof. Alfredo Balena terá linhas para atender todas as regionais.
As linhas 33 (Estação Barreiro/Centro/Hospitais), 51 (Estação Pampulha/Centro/Hospitais), 62 (Estação Venda Nova/Hospitais) e 3050 (Estação Diamante/Hospitais via BH Shopping) irão operar 24 horas por dia, todos os dias da folia. Já a linha 66 (Estação Vilarinho/Centro/Hospitais) também irá operar todos os dias com esquema especial de itinerário e reforço de viagens.
Durante os dias do Carnaval, a linha 33 atenderá também a avenida Augusto de Lima e a linha 66, a Estação São Gabriel.
O Metrô BH opera diariamente das 5h15 às 23h. No sábado (1º), as estações Eldorado, Vilarinho e São Gabriel abrirão às 5h. O intervalo entre os trens será de 10 minutos durante os dias do Carnaval. Os usuários podem comprar passagens com antecedência pelo aplicativo Bipay. Além disso, os validadores do metrô aceitam pagamento por aproximação, diretamente no aparelho, por cartões de crédito, débito e por carteiras digitais de smartwatches ou celulares (clique aqui).
Serão implantados 19 pontos de táxi no entorno das áreas reservadas para desfiles dos blocos: 16 na área central, um em Santa Tereza e dois na Pampulha. Faixas vão indicar os locais de embarque aos foliões. Clique aqui e veja o mapa dos pontos de táxi.
Equipes da SUMOB estarão em contato constante com lideranças de taxistas para auxiliar no direcionamento dos locais e horários de dispersão dos blocos, facilitando assim o atendimento dos usuários.
Os usuários que optarem pelo transporte por aplicativos credenciados na capital devem planejar bem as viagens, pois os veículos não poderão acessar as áreas de desfiles de blocos. Sendo assim, eles deverão aguardar os veículos nas vias à margem das áreas dos desfiles.
Para orientar os foliões e passageiros sobre o transporte coletivo durante a folia, a Prefeitura de Belo Horizonte vai disponibilizar seis pontos de atendimento "Posso Ajudar?". Veja abaixo os locais:
* Com informações da PBH