Alterações na operação da Linha 1 será entre os dias 31 de maio e 8 de junho
Mudanças serão realizadas devido às obras da Linha 1 do sistema metroviário da Região Metropolitana de BH (Maurício Vieira / Hoje em Dia)
O Metrô BH anunciou nesta quarta-feira (28) alterações na operação da Linha 1, entre os dias 31 de maio e 8 de junho, para dar continuidade às obras de revitalização. As mudanças afetarão o intervalo entre as viagens e a circulação dos trens em algumas estações, exigindo atenção redobrada dos passageiros.
Durante o período, os dias úteis (31 de maio a 8 de junho) terão a seguinte dinâmica:
Já nos finais de semana (31 de maio a 8 de junho), durante todo o dia, o intervalo entre as viagens será de 25 minutos. A operação em via única nas estações Horto, Santa Tereza e Santa Efigênia também se mantém, com a mesma necessidade de verificação da direção.
Um ponto importante a ser observado é que, do dia 2 ao dia 5 de junho, após as 20h, as estações Minas Shopping, São Gabriel e Primeiro de Maio terão os trens circulando por apenas um lado da via. A verificação da direção antes do embarque será indispensável.
O Metrô BH ressalta que não haverá baldeação durante o período das obras. Mais detalhes serão divulgados amanhã, quinta-feira (29), em coletiva de imprensa.
As alterações fazem parte do cronograma de revitalização completa da Linha 1, que, segundo o Governo de Minas, tem previsão de conclusão para 2026. O projeto abrange todas as 19 estações ao longo dos 28,1 quilômetros de percurso.
A primeira fase das obras já contemplou as estações Eldorado, Cidade Industrial, Vila Oeste, Gameleira, Calafate, Carlos Prates, Lagoinha, Central, Santa Efigênia e Vilarinho. Na segunda etapa, que está em andamento, as estações Santa Tereza, Horto, Santa Inês, José Cândido da Silveira, Minas Shopping, São Gabriel, Primeiro de Maio, Waldomiro Lobo e Floramar receberão as reformas necessárias.
Além da Linha 1, a capital mineira se prepara para a construção da Linha 2, com traçado de 10,5 quilômetros e sete estações: Nova Suíça, Amazonas, Nova Gameleira, Nova Cintra, Vista Alegre, Ferrugem e Barreiro. As intervenções iniciais já estão em andamento nas estações Amazonas e Nova Suíça, e a previsão é que a nova linha entre em operação comercial em 2028.